segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quem Fica?

Completando o último post, seguirei o modelo que um dos melhores blogueiros do Santos FC, Odir Cunha (http://blogdoodir.com.br/) utilizou em um post recente. No último post, analisei apenas quem deveria ser titular, mas agora vamos mais à fundo. Quem merece ficar ou deve sair?
Mas antes de tudo, o Peixe precisa logo ter um técnico para começar a definir esquema e analisar os jogadores que ainda não mostraram todo seu potencial (vários deles são classificados abaixo como DEPENDE). Não acho muito boa essa idéia de só contratar ano que vem, pois estaremos jogando fora preciosos meses de trabalho.

Rafael - FICA (Titular): mas precisa ter no banco alguém experiente.
Felipe - DEPENDE: Falhou muito e se queimou com a torcida no episódio do twitter, mas não é tão ruim quanto muitos dizem; se chegar alguém mais experiente ou uma proposta para negociação, deve sair; caso contrário, deve ser o reserva imediato de Rafael.

Pará - FICA (Reserva): não tem mais condições de ser titular no Peixe, é fraco no apoio e falha muito na defesa, mas por ser polivalente pode ser mantido no elenco para reposições de emergência.
Maranhão - SAI: Jogou bem por apenas 30 minutos contra o Vasco pelo primeiro turno. Nas outras atuações não convenceu.
Danilo - DEPENDE: ainda não justificou o posto de destaque do Campeonato Mineiro, ainda parece assustado com a camisa do Peixe, mas como está sendo utilizado improvisado como volante, ainda não mostrou se pode ou não ser um bom lateral. Como volante, já mostrou que não merece ficar.

Léo - FICA (Reserva): não tem mais o mesmo preparo nem consegue ter sequência em jogos, mas pode ser um bom suplente por causa de sua experiência.
Alex Sandro - FICA (Titular): ainda erra bastante, mas tem muito potencial e deve aproveitar o final do Brasileirão para acertar detalhes. É uma das grandes apostas e pode ser muito importante ano que vem.

Edu Dracena - FICA (Titular): bom nas bolas aéreas e antecipa bem as jogadas. Não se pode culpar a zaga pelo número de gols tomados, o time é muito ofensivo e naturalmente sobram espaços.
Durval - FICA (Titular): Timidamente foi conquistando seu espaço e agora se sente à vontade ao lado de Edu. Raçudo e preciso nos seus inúmeros carrinhos.
Bruno Aguiar - FICA (Reserva): Não tenho o mesmo entusiasmo de alguns que dizem que ele será titular, mas acho que como reserva é uma boa opção. Muito raçudo e faz o estilo zagueiro-zagueiro (exceto pelo elástico que tentou contra o Corinthians).
Bruno Rodrigo - DEPENDE: Constantemente lesionado, não pode mostrar muito serviço mas quando jogou foi bem. Aguarda decisão do Departamento Médico e se voltar bem fica para compor o elenco, senão rua.
Vinícius e Rafael Caldeira - Dois jogadores da base, ainda estão em formação, então devem retornar para a equipe sub-23 e treinar às vezes com os profissionais
Arouca -FICA (Titular): monstro, peça fundamental no esquema, ótimo marcador e bom na saída de bola. Pode ter mais liberdade se chegar algum volante com maior poder de marcação.
Roberto Brum - SAI: faz tempo que espero por esse momento... lento e sem qualidade na saída de bola.
Rodriguinho - DEPENDE: Mostrou muita pegada, mas pouca qualidade. Se recuperar as condições físicas deve usar o final do Brasileirão para garantir um espaço entre os reservas, mas acho pouco provável.
Adriano Pagode - DEPENDE: Não vem sendo utilizado no time principal mas já mostrou força na marcação em sua primeira passagem pelo Peixe. Se tiver oportunidades pode ganhar um espaço no banco e, a depender de contratações, pode até beliscar uma vaga como volante de pegada ao lado de Arouca.
Rodrigo Possebom - DEPENDE: Até hoje não conseguiu entrar em forma, então começam as desconfianças. Gostei do que vi no sub-23, mas no profissional a história é outra. Se não tiver chances no Brasileirão deve sair.

Ganso - FICA (Titular): preciso comentar? Gênio!
Marquinhos - SAI: Chega! Não acerta nem nas bolas paradas que eram sua especialidade. Lento e desligado, atrapalha o andamento do jogo. Nunca me enganou!
Alan Patrick- FICA (Reserva): ainda é jovem, mas quem viu a Copa São Paulo desse ano sabe do seu potencial. Precisa aproveitar o Brasileirão para ganhar confiança.
Madson - SAI: Outro que já deu o que tinha que dar. É o "falso-rápido", parece que corre muito, mas não sai do lugar e pouco produz para a equipe. Além de tudo é marrento. E o pior é que dificilmente dará algum lucro para o Peixe...
Zé Eduardo - FICA (Reserva): Não chega a ser um bom jogador, mas tem vontade e pode ser útil no banco. Se aparecer alguém um pouco melhor, seja na base, seja em contratações,  pode ser negociado.
Zezinho: SAI: Chegou como promessa, era destaque nas seleções de base, mas até hoje não jogou nada pelo Peixe. Concordo plenamente com o Odir que disse "ou é muito tímido ou não joga nada mesmo". E já teve muitas oportunidades...
Breitner: SAI: Eu costumo apoiar os jogadores da base, mas Breitner não tem físico para aguentar o jogo do profissional. Um dia será visto jogando bem pela Portuguesa Santista.

Neymar: FICA (Titular): Preciso comentar? Craque!
Keirrison: DEPENDE: Se jogar pelo Santos o que jogava contra o Santos, é titular absoluto. Agora, se continuar jogando do jeito que está, pode voltar para o Barcelona.
Marcel: FICA (Reserva): Não tem condições para ser titular, mas se os laterais do Peixe começarem a cruzar a bola na área, pode ser útil naqueles jogos truncados. É grosso, mas se mandarmos todo mundo embora, corremos o risco de uma volta do Kléber Pereira... e isso eu não desejo nem para corinthiano!
www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Futuro do Peixe

No meu último post, falei que a decisão de Dorival ao deixar Neymar de fora do jogo contra o Corinthians teria consequencias tardias que poderiam levar à sua queda. Errei. Foi imediata. Sobre esse caso, acho que foi tudo muito mal conduzido, tanto por parte de Dorival quanto por parte da Diretoria. E sobrou para Neymar, que apesar de ter errado, não tem culpa da forma errada como foi conduzido o caso. Mas não há mais o que ser feito. Dorival está fora e o Santos perdeu a partida contra o Corinthians, então a chance de título no Brasileirão torna-se praticamente nula. Então, o que será do Santos?

Em primeiro lugar, o Peixe precisa definir um treinador. E deve buscar um nome experiente, pois o momento não é nada favorável para que um técnico iniciante possa desenvolver um trabalho. O repórter da rádio Tupi-SP Ademir Quintino citou o nome de Abel Braga, que se encaixa nesse perfil. Pode ser uma boa escolha, mas independente do nome, o treinador tem que ser experiente e ser uma figura a ser respeitada dentro da equipe. Paulo Autori se estiver disponível no mercado também agrada. E com a definição de um treinador, o próximo passo é encontrar um esquema tático ideal. O 4-3-3 de Dorival no primeiro semestre era o esquema perfeito com as peças daquele elenco, mas hoje não há jogadores capazes de cumprir as funções que Wesley, Ganso e Robinho tinham nesse esquema.
E vamos por posições para avaliar o que temos hoje e as necessidades do elenco para a Libertadores 2011.
- Goleiro: Rafael, Felipe, Vladmir
Todos são jovens, mas Rafael vem fazendo bom trabalho e ganhando confiança. Pode ser o goleiro no ano que vem. Para o banco, Felipe não chega a ser uma má escolha, mas talvez um goleiro experiente possa ser bom para completar o elenco
- Lateral Direito: Pará, Maranhão, Danilo
Situação crítica na lateral direita. Pará é um jogador dedicado, mas não tem a qualidade que um lateral precisa. Erra muito na cobertura e raramente consegue chegar ao fundo para cruzar. Maranhão até hoje não mostrou a que veio e Danilo está sendo usado apenas como volante, onde não tem mostrado muita qualidade. Na base não há ninguém para subir. Ou seja, precisamos contratar um lateral direito para ser titular.
- Zagueiros: Edu Dracena, Durval, Bruno Aguiar, Bruno Rodrigo, Rafael Caldeira
A dupla titular Edu Dracena e Durval é boa. Não são os melhores zagueiros do Brasil, mas diante de uma equipe que sempre deixou muitos espaços, a dupla sempre procurou se desdobrar. Porém, não sei qual é o clima para Edu Dracena seguir na equipe, o que é preocupante, já que Edu é muito bom na bola aérea, mas comprou briga com Neymar e a diretoria. Bruno Aguiar é um bom reserva, mas acredito que também é preciso trazer mais um jogador para compor o elenco, já que Bruno Rodrigo vive lesionado e Rafael é muito jovem.
- Lateral Esquerdo: Léo, Alex Sandro
Léo já não tem mais o mesmo ótimo futebol que fez com que se tornasse ídolo da nação Santista. Alex Sandro é jovem, ainda falha muito, mas já deu demostrações que pode ser um grande jogador, inclusive da seleção. Também vem sendo usado no meio, mas acredito que Alex Sandro seja o nome para a lateral esquerda no ano que vem. Léo pode ser o reserva.
- Volantes: Arouca, Roberto Brum, Rodriguinho, Ariano, Rodrigo Possebom
Ninguém discute que Arouca é um dos nomes, agora o parceiro é que no momento é uma incógnita. Brum já não tem mais fôlego, Rodriguinho por enquanto ainda não convenceu, apesar de bons jogos na Copa do Brasil, ainda fica nervoso e bate muito. Possebom não estreou, mas gostei do que vi no sub-23 contra o Avaí, mas é cedo para qualquer avaliação. Adriano Pagode parece que está em baixa desde que voltou do empréstimo e ainda não foi usado, apesar de ser um jogador de muita pegada. À princípio, acho que precisamos contratar outro volante. Não há ninguém no mercado com capacidade de fazer a função que Wesley exercia, então o Santos poderia contratar ou achar no elenco um jogador para primeiro volante e liberar mais Arouca.
 - Meias: Ganso, Marquinhos, Alan Patrick, Madson, Zé Eduardo, Zezinho, Breitner
Com a volta do maestro Ganso, o Peixe volta a ficar forte nessa posição, mas quem jogará a seu lado? No primeiro semestre, Wesley fazia a função de volante e meia, mas ele se foi. Marquinhos vem piorando a cada jogo. Alan Patrick é uma esperança, mas ainda não despontou. Madson e Zé Eduardo são bons para compor o elenco, mas não tem bola para a vaga de titular. Zezinho e Breitner ainda estão muito abaixo. Conclusão: Alan Patrick deve ganhar oportunidades esse ano para provar que tem condições de ajudar ano que vem, mas um nome não sai da cabeça dos santistas e talvez não seja um sonho tão distante: Zé Roberto. Com ele o meio campo volta a ganhar mobilidade.
- Atacantes: Neymar, Marcel, Keirrison
Apesar de toda polêmica em que seu nome esteve envolvido, Neymar é um dos maiores trunfos do Peixe para a Libertadores (isso se ele não aceitar alguma proposta que certamente virá ao final do ano). Para a função que André cumpria com perfeição, não há ninguém no elenco, e talvez nem no mercado, então o Santos não pode mais jogar dependendo das tabelinhas entre Neymar e seu companheiro de ataque. O esquema tem que mudar e para isso é preciso encontrar o nome certo. Keirrison mostrou potencial na época do Coritiba, mas está muito longe no Santos. É uma aposta, mas não pode ser a única. Marcel é esforçado e pode compor o elenco, sendo útil quando o jogo precisa de um trombador, mas também não tem bola para ser titular. Existem jogadores na base, mas ainda é cedo para apostar. Então devemos começar a olhar para jogadores que estão na Europa ou até mesmo atacante da América do Sul para ver quem está disponível para reforçar o ataque.
Em resumo, a escalação para a Libertadores seria a seguinte até o momento: Rafael; ?, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, ?, Ganso, ?; Neymar e ?/ Técnico ?
Conclusão: Muitas dúvidas. Ainda falta muito para voltarmos a sonhar como sonhávamos no primeiro semestre. O Campeonato Brasileiro está praticamente perdido, mas não podemos desperdiçar a chance de voltar a criar um bom elenco. Todos devem ser testados e aqueles que corresponderem passam a ganhar forças no time principal. Do jeito que está, com pouca variação entre os jogadores, o elenco está engessado. 
Confio plenamente que o Peixe sairá desse momento e ano que vem VAMOS SER TRI SANTOS!!!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com
@fanaticosantos

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Neymar x Dorival Jr

Há tempos não escrevo aqui no blog, mas diante dos fatos de hoje não consigo falar tudo só no twitter através do @fanaticosantos
Então venho aqui para detalhar tudo o que penso desse caso.
Neymar errou feio e isso ninguém discorda. Ele é um craque, talvez o melhor jogador em atividade no Brasil (já que o outro que disputava esse título com ele era Ganso). Mas não pode deixar o sucesso subir à cabeça.
Tudo começou com essa maldita proposta do Chelsea. O valor era exorbitante e, ao prefirir continuar no Santos, Neymar teve a confirmação daquilo que todos já diziam: ele é um jogador totalmente diferenciado.
E à partir desse momento, somado à lesão do inseparável companheiro Ganso, Neymar sentiu que além de ser diferenciado com a bola nos pés, ele também era diferenciado em tudo.
Começou falando que era milionário contra o Avaí e depois a confusão no Ceará. 
Mas tudo piorou no jogo contra o Atlético Goianiense, quando perdeu totalmente o controle e xingou o capitão Edu Dracena e o treinador Dorival Jr, além de uma história mal contada de ter arremessado um copo de água no auxiliar técnico dentro do vestiário.
À partir desse momento ficou claro que ele precisava ser enquadrado, e foram poucos os que discordaram da punição. Sua ausência contra o Guarani e uma multa no salário serviram como uma lição de moral e as consequências para o time do Santos não foram tão grandes, já que um empate fora de casa não chegou a ser um resultado péssimo. 
Neymar mostrou humildade, pediu desculpas e por vontade própria foi até Campinas acompanhar o jogo. Uma atitude muito inteligente, que mostrou o comprometimento de Neymar com o grupo e seu arrependimento dos atos de rebeldia.
A expectativa de retorno contra o Corinthians era grande, diante da nova postura do jogador, mas a decisão caiu sobre Dorival Júnior.
O técnico ficou extremamente pressionado. Muitos diziam que ele não tinha comando sobre o grupo, principalmente após a recusa de Ganso em ser substituido na final do Paulista. Mas esse é um assunto que discordo totalmente, já que naquela situação, a saída de Ganso seria um mal-entendido. O camisa 10 era disparado o melhor em campo e ganhava preciosos minutos com a bola nos pés, mas em determinado momento comentou com o banco de reservas que estava exausto. Dorival entendeu aquilo como um pedido de substituição e chamou Bruno Aguiar para entrar em seu lugar. Ao ver que era um engano, Dorival voltou atrás sem titubear. Ou seja, o treinador sabia a importância de Ganso em campo, mas achou que o meia estava fisicamente esgotado, porém ao receber a negativa do craque, notou que ainda poderia mantê-lo e por isso voltou atrás. Na minha opinião, talvez até simples demais, o episódio Ganso não passou de um mal-entendido.
Com o episódio da discussão com Neymar, Dorival foi colocado na fogueira pela mídia. Sua liderança foi amplamente criticada e ele se viu em uma situação insustentável. Precisava mostrar força. Pediu o afastamento do menino contra o Guarani. Foi bem aceito, mas o treinador continuou sendo pressionado por alguns setores. E ficou nas mãos com uma escolha perigosa:

1. Reintegrar Neymar, fortalecendo assim a equipe para a partida contra o Corinthians e manter vivas as esperanças de um título, mas correndo risco de ouvir críticas por sua falta de liderança e, além disso, deixar o craque voltar após uma penalização que pode ser considerada leve, sem a sensação de ter dado a lição que ele merecia?
OU
2. Manter o afastamento, deixando a equipe do Santos enfraquecida e vulnerável para encarar o líder do campeonato, sabendo que em caso de derrota as chances de título do Peixe ficam quase zero, mas mostrando força e disciplina e fazendo Neymar, agora sim, sentir que a punição foi de verdade?

Optou pela segunda escolha (apesar de alguns acharem que ele ainda possa estar escondendo o jogo, mas acho muito difícil)
E quais as consequencias dessa escolha?
- Imediatas: O Santos vai com um time de pouca inspiração para o jogo de amanhã, diminuindo sensivelmete as chances de vitória. Com essa escalação, o Santos não consegue almejar muito no campeonato, e se não vencer amanhã, o título vira um sonho praticamente impossível. Porém, se ganhar, o elenco será valorizado. Neymar deve estar enfurecido, mas sabe que se não mudar sua postura, a relação com o técnico e até com os companheiros será muito complicada. Então quando retornar, deve vir mais maduro.
- Tardias: Essas são até mais preocupantes. Dorival se queimou com uma parte da torcida e da diretoria, já que acredito que a maioria prefiria o retorno de Neymar. Seus erros não serão perdoados como já foram muitas vezes, e como o treinador continua errando bastante nas substituições, começará a passar por um momento de críticas que até hoje não havia experimentado no Santos. Deixará de ser uma unanimidade (acho que inclusive já deixou) e sua permanência para a Libertadores já não é tão garantida. E a relação com Neymar pode ficar enfraquecida, o que pode complicar ainda mais sua permanência. Por outro lado, a reação do craque ao fato também é preocupante. Ele pode aceitar bem e aprender, mas pode também servir como pretexto para uma venda caso haja nova investida do exterior, ou ainda, o jogador pode comandar um motim contra o técnico e derrubá-lo em breve. 

Minha opinião é de que apesar de estar correto em termos disciplinares, Dorival não ponderou o fato de ser um jogo crucial se o Santos ainda tem ambições no campeonato. Ou seja, NÃO ERA A HORA!

E, enquanto escrevo, leio uma notícia de que a diretoria está reunida considerando a demissão de Dorival Jr. Agora complicou de vez.... se demitir, Neymar ficará impossível, se não demitir, o clima vai pesar. Momento crítico!!!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pausa no Blog

Como estou com dificuldade para postar aqui no blog, vou ficar por enquanto só no twitter.
Assim que arranjar mais tempo volto a escrever aqui.
Até lá comentários só pelo @fanaticosantos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Santos x Sao Paulo - Ida

Como era previsto, o jogo entre as 2 melhores equipes de São Paulo foi extremamente equilibrado. O Santos começou melhor, com Arouca e Robinho jogando um futebol de altíssimo nível. Léo fez ultrapassagem em velocidade para receber de Neymar e, no cruzamento, o bom Junior Cesar fez contra. Na transmissão da globo perguntaram se Robinho não estava impedido no lance, atrapalhando a jogada. Uma pergunta sem sentido porque apesar de estar realmente à frente, Robinho não participou do lance e só estava à frente porque o zagueiro São Paulino empurrou Robinho. Ou seja, se fosse para marcar impedimento, o árbitro deveria marcar pênalti!
O árbitro começou a se perder nos cartões. Não podemos dizer que ele não teve critério, pois amarelou todo mundo que fez falta, mas esse critério foi errado. Ruim para o jogo. Começou com um cartão em Neymar em uma falta normal de jogo. Depois manteve o critério e em outra falta simples, amarelou Marlos. Logo em seguida o mesmo Marlos fez falta em Robinho (essa sim mereceria um amarelo) e foi expulso. A expulsão do São Paulino foi ruim para o jogo. Quase todos os jogadores santistas levaram cartões e o jogo ficou truncado. 
Em uma ótima jogada iniciada por Robinho, Neymar deu um passe mágico para André marcar o segundo. O jogo parecia que estava na mão, mas alguns santistas não vinham bem no jogo. Marquinhos, que na minha opinião não deveria ter sido titular (mantenho a opinião do último post) estava mal. Wesley não rende tudo o que pode quando está na lateral. Neymar e André estavam muito bem marcados e não conseguiram fazer muito além da jogada do segundo gol.
E no segundo tempo o São Paulo aproveitou os espaços deixados por Marquinhos no meio e Hernanes foi limpando o espaço sem encontrar grande resistência até acertar um chute bem colocado no canto de Felipe e colocou fogo no jogo. E mais uma vez o time do Morumbi soube aproveitar a falha do Santos. Em bom cruzamento de Cicinho, Dagoberto aproveitou que Wesley não subiu junto com os outros defensores para fazer a linha de impedimento e de cabeça empatou o jogo.
O Santos ainda demorou um pouco para se recuperar do golpe, mas faltando 15 minutos para o final da partida a pressão foi grande. E o jogador menos badalado do elenco, o zagueiro Durval, aproveitou falha feia do insuportável Rogério Ceni no final do jogo e garantiu a vitória do Peixe. Fica a sensação de que o Santos poderia ter feito muito mais, porém sentiu o bom futebol jogado pela equipe tricolor no segundo tempo. Mas a vaga parece ter ficado ainda mais próxima. Dentro da Vila Belmiro e com a cabeça no jogo da Libertadores, o São Paulo não me parece capaz de reverter o placar. Mas todo cuidado é pouco. Já dizia o ditado: Clássico é clássico e vice-versa.
Em relação às polêmicas do clássico, comento o seguinte: O árbitro escolheu um critério muito ruim e aparentemente prejudicou mais o São Paulo por causa da expulsão, mas o Santos poderá sentir na próxima fase o reflexo da má arbitragem, com vários jogadores pendurados. Já sobre a cotovelada de Ganso em Dagoberto não há nenhuma razão de fazer polêmica. Foi um lance de disputa por espaço dentro da área e fica claro que Ganso não teve a menor intenção de acertar Dagoberto.
Espero que para o jogo de volta, Dorival evite nossas falhas e, para isso, coloque Pará ou G. Lucas na lateral direita e Wesley no lugar de Marquinhos!

Felipe: Não teve culpa nos gols e ainda fez algumas boas defesas.
Wesley: Deve jogar como volante. Na lateral erra muito.
Edu Dracena: Apareceu pouco, como deve fazer um zagueiro.
Durval: Finalmente um zagueiro marcou, e em boa hora. Na defesa esteve bem.
Léo: Apesar de já não ter o fôlego de 2002, ainda é ótima opção pela esquerda.
Arouca: Um dos melhores do time. Será que o Santos consegue comprar?
Marquinhos: Muito mal. Errou todos os passes e não marcou ninguém. Como eu já havia dito, é bom para o elenco e será titular quando Robinho voltar para a Europa. Por enquanto, banco!
Ganso: Ricardo Gomes sabia que uma marcação eficiente em no craque prejudicava muito o Santos e foi justamente isso que ele fez. Errou passes mas é essencial.
Robinho: Mostrou porque é titular da seleção. Jogou com experiência e foi um dos melhores ao lado de Arouca. Sumiu um pouco no segundo tempo.
Neymar: Mesmo em uma tarde pouco inspirada deu bela assistência, mas sentiu a forte marcação.
André: O mesmo que Neymar. Fez o gol mas foi engolido pela zaga são paulina.

E hoje tem Copa do Brasil contra o Guarani. Não estarei lá mas a torcida vai ser grande. Vai para cima deles Santos!!!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

sábado, 10 de abril de 2010

A semi-final entre os 2 melhores de Sao Paulo

Depois de 1 semana sem postar, volto para fazer as preliminares desse jogão que será Santos x São Paulo.
Em relação aos 2 últimos jogos da campanha santista, posso dizer que contra o Monte Azul o Santos economizou. Com o falecimento do avô do menino-artilheiro André, o time jogou mais contido e fez menos gols do que poderia. Já na última partida, contra o Sertãozinho, o Peixe entrou com o time reserva e mostrou que a vontade de marcar gols faz parte da filosofia do ótimo treinador Dorival Jr. George Lucas continua com o pé na forma e deu belo lançamento para o gol de Germano. Zé Eduardo, Zezinho e Madson não se entendiam no ataque, cada um queria aparecer um pouco para mostrar que têm espaço no time principal, mas acabaram mostrando muito individualismo. Alex Sandro mostrou que pode ser útil. A zaga teve alguns momentos de insegurança. Em resumo, o Peixe terminou a primeira fase demonstrando uma superioridade absoluta em relação aos rivais, mas à partir de amanhã, começa tudo outra vez.
Contra o São Paulo, o Santos terá que provar de vez que joga o melhor futebol do país. E os meninos jogarão com muita vontade, já que um título calaria os críticos que dizem que não adianta jogar bonito, e sim vencer. E essa é exatamente a filosofia do time conhecido como "Bambis". Um time que não dá show. Venceu 3 campeonatos brasileiros com um futebol feio, sem graça, que não enchia estádios... mas venceu. E é nesse estilo de jogo que o São Paulo irá apostar para ganhar do time que enche os olhos de todos os brasileiros hoje. 
Já o Santos não pode mudar seu estilo. Notícias publicadas recentemente dizem que Dorival deve sacar Robinho ou Neymar. Acho que Dorival não cometerá essa loucura. Sem nenhum desfalque, o Santos deve jogar com força máxima, jogar para cima e fazendo pressão sobre a defesa do adversário. Para mim o time deveria ser o seguinte:
1. Felipe: o jovem goleiro mostrou que apesar de alguns momentos de insegurança, é capaz de grandes defesas e vem se mostrando cada vez mais um jogador constante
4. George Lucas: voltou bem e não sai de campo sem uma assistência. Só não é muito seguro na defesa. Pode perder a vaga para Wesley. 
2. Edu Dracena: ainda é um dos melhores zagueiros do Brasil. Essencial para o time.
6. Durval: garantiu seu espaço. Falha mais do que o companheiro, mas fazem é bom no jogo aéreo e será importante para segurar Washington.
3. Léo: se estiver bem fisicamente será o titular, senão abre espaço para Pará.
5. Arouca: grande contratação. Corre, marca e tem qualidade na saída de bola.
8. Wesley: o motorzinho do time. Só tem que tomar cuidado com suas firulas na defesa. Pode jogar na lateral, abrindo espaço para Rodrigo Mancha.
10. Ganso: é o cérebro do time. Provavelmente sofrerá marcação individual.
17. Neymar: é o jogador que vai para cima. Ao lado de Robinho e André, farão com que o adversário mantenha pelo menos 5 jogadores fixos na defesa o jogo inteiro.
7. Robinho: tem nome e tem futebol. Os adversários tremem quando ele está com a bola.
9. André: essencial para o time. Cumpre seu papel com perfeição.

No banco de reservas, devem ficar com opções ofensivas Madson, Zé Eduardo e Marquinhos. Talvez Dorival invente alguma maneira de colocar Marquinhos desde o início, mas teria que sacar Robinho ou Neymar, mas não acredito que compense.

Serão 2 grandes jogos. O duelo entre o time do espetáculo contra o da eficiência. Que vença o espetáculo!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

Santos x Botafogo

Classificado. Todos já sabiam que o Peixe iria se classificar, e não demorou. Ainda faltam 3 rodadas e o Santos já está garantido após mais uma vitória no Paulistão. Dessa vez a vítima foi o bom time do Botafogo de Ribeirão Preto. Não pude assistir ao primeiro tempo pois acabou a luz no bairro, então acompanhei a transmissão da radio tupi, com o fanático santista Ademir Quintino. Do primeiro tempo o que posso dizer é que o árbitro errou ao anular o gol de Ganso, mas sinceramente, apesar de não estar impedido, o craque não precisava ter cutucado a bola para o gol. Se ele não encostasse, seria gol do mesmo jeito e impossível de anular. Não da para confiar no trabalho dos árbitros. O mesmo Ganso acertou um bom chute de fora da área e abriu o placar, mas Dracena não viu o atacante chegando e o carrinho acabou levando a um pênalti claro.
Já no segundo tempo, o Peixe mostrou o futebol de sempre, com toques rápidos e muita movimentação. Marquinhos fez meio sem jeito o segundo, mas em uma falha de marcação do lateral George Lucas, retornando depois de muito tempo afastado, o Peixe sofreu o empate. O árbitro deixou de marcar pênalti claro em André, mas George Lucas mostrou que continua especialista em cruzamentos e colocou na cabeça de Marquinhos para deixar o Santos novamente na frente.  Dorival fez alterações que mostraram a dificuldade do jogo, promovendo a entrada do volante Rodriguinho no lugar de Marquinhos e Brum no lugar de G. Lucas. Uma das poucas vezes que o técnico preferiu proteger a zaga. Dorival mostra que não é bobo, e não vai arriscar uma vitória só porque o Santos é um time de natureza ofensiva. No final, o Botafogo teve um gol anulado em claro impedimento, mas mesmo assim mostrou um descuido da zaga, que saiu tarde na linha de impedimento. E Zé Eduardo, que entrou no lugar do baixinho Madson, fez um belo gol e decretou mais uma vitória do Peixe.

Fase Final
Para a fase final, acredito que o time titular de Dorival será: Felipe, Wesley, Dracena, Durval e Pará (ou Léo se estiver finalmente recuperado); Mancha, Arouca e Ganso; Neymar, Robinho e André. É um time forte, mas talvez Wesley possa ser melhor aproveitado no meio, no lugar de Mancha e com isso George Lucas ganharia a posição na lateral. Mas Mancha vem mostrando importância e talvez sobre até para o motorzinho Wesley.

Negociações
Não acredito que a diretoria consiga segurar todos os jogadores no meio do ano, então eu diria que pelo menos um dos seguintes jogadores será vendido: Felipe, Wesley, Madson, André ou Zé Eduardo. Também têm chances de deixar o time os menos utilizados Maikon Leite e Roberto Brum. O ideal seria não vender ninguém do time titular, então Madson e Zé Love seriam os favoritos para deixar o time no meio do ano. A diretoria precisará de muita força para manter esse grande time.

Atuações
Felipe: Fez ótimas defesas. Mostra que não vai liberar tão fácil a posição para Fábio Costa
George Lucas: Continua preciso nos cruzamentos e desatento na marcação. Mas é o melhor lateral no elenco. Não deve ter trabalho em recuperar a posição
Edu Dracena: Seguro na bola aérea, chegou atrasado no lance do pênalti. Mas é um dos melhores zagueiros em atividade no país
Durval: Também seguro, mas errou muitos passes. Faz uma boa dupla com Edu
Pará: Já não podemos mais considerar como um jogador improvisado. Cumpre bem seu papel
Mancha: É lento, mas mostra que o time precisa de uma referência à frente da zaga. Acredito que será mantido no time. Perdeu gol incrível no final do jogo
Arouca: Muito bem no jogo, mostrou força na marcação e personalidade na saída de bola. Uma das melhores contratações do ano 
Marquinhos: O "patrão" marcou duas vezes e agarra suas oportunidades com unhas e dentes, mas deve perder a posição novamente com o retorno de Robinho
Ganso: Craque. Deveria ser convocado para a Copa do Mundo. Mostrou irritação (com razão) com os companheiros que erravam passes e conclusões
Madson: Foi bem marcado, mas teve erros graves de posicionamento, muitas vezes pedia a bola em impedimento e várias vezes conduziu a bola para o lado errado. Não tem a mesma qualidade das estrelas do time, por isso é um bom reserva
André: Começa a ser visto com mais atenção pelos adversários e com isso a marcação fica mais dura. Teve dificuldades. Se atrapalhou feio com a bola em lance claro de gol no final do jogo

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

domingo, 21 de março de 2010

Santos x Ituano

Mais um espetáculo do Peixe no Pacaembu! 9 x 1. 
O Ituano até achou que teria uma chance quando abriu o placar logo no primeiro ataque. Mas quando o Santos recomeçou a partida já ficou claro que seria uma goleada. Era só questão de tempo. E nem foi tanto tempo assim. Com uma facilidade incrível o Santos foi marcando gol atrás de gol. 
Nem parecia que dois dos principais jogadores não estavam em campo. Neymar e Robinho incrivelmente não fizeram falta. Ganso comandou o meio-campo, junto com o dedicado Marquinhos. 
André mais uma vez jogou um futebol muito eficiente. É um jogador que tem um posicionamento quase perfeito. Se não é tão habilidoso quanto os companheiros de ataque, André se diferencia por cumprir rigorosamente seu papel em campo, faz o pivô como poucos, está se especializando em tabelinhas dentro da área, e não costuma perder gols. Hoje foram 3. E ele faz tudo isso ganhando menos de 10% do salário das estrelas do Peixe. Dizem que André ganha em torno de R$10.000. Provavelmente por pouco tempo. André deverá ter seu contrato revisto em breve e receber um aumento significativo, além de uma mudança na multa rescisória.
Mesmo sem estar em campo, Robinho chamou atenção quando apareceu cercado por seguranças na área de sócios (numerada descoberta) no início do segundo tempo.
E a torcida não perdoou o goleiro Saulo. Aquele mesmo que estava em campo nos 7x1 para o timinho da marginal (já escrevi um post sobre a real história desse jogo). Primeiro foram diversas ofensas direcionadas ao goleiro que processou o Peixe por danos morais. Depois a torcida resolveu gritar o nome do goleiro a cada gol sofrido, principalmente no frango que levou no chute de Zé Love, o feio. E o auge foi quando a torcida em coro gritou "fica" quando o goleiro foi expulso. Mais uma goleada para a carreira daquele que disse que seria um dos maiores goleiros da história do Santos Futebol Clube.
De ruim do jogo, tivemos a expulsão de Wesley, que apesar de ser um excelente jogador, ainda parece não pensar em alguns lances. Não pode ser expulso em um jogo como esses... E Maikon Leite voltou a marcar e ainda sofreu um pênalti, mas provavelmente será muito cobrado no vestiário por ter abusado do individualista.
E a torcida ainda pediu Felipe para cobrar o pênalti que André converteu. Seria espetacular, mas acho que com todas as críticas que o Santos vem recebendo de ser um time debochado, talvez colocar o goleiro para bater não fosse muito bem aceito.
Em resumo, foi mais um espetáculo do Peixe, ainda bem que dessa vez eu estava lá!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

sábado, 20 de março de 2010

Gol 11.500

E o Peixe mais uma vez alcança uma marca histórica. Neymar marcou contra o Remo o gol de número 11.500 da história do Santos Futebol Clube. Como é bom ser SANTISTA!!!
E gostaria de dar os parabéns para a equipe do Corinthians que alcançou a notável marca de 10.000 gols em seus 100 anos de existência. Sempre vale a pena lembrar que o Peixe chegou aos mesmos 10.000 gols em 1998, com um gol de Jorginho. Torcer para um time com história é assim...

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Amistoso em NY. Fabio Costa de volta. G10 aposenta?

Antes do duelo pelo Campeonato Paulista, o Peixe fará o amistoso em NY contra o Red Bulls. Aparentemente será transmitido pela SporTV2, e será uma boa chance de observar como estão aqueles jogadores que atuam menos. Destaque para a volta da Fera da Vila. 
Fábio Costa é um goleiro com altos e baixos. Já foi ídolo incondicional da nação santista. Ficou fora do Santos em 2004-05, em uma péssima troca com o goleiro Doni. Voltou para ser bi-campeão paulista, mas a relação com a torcida já não era de tanto amor. Teve lampejos do ótimo goleiro que costumava ser, mas também falhou muito. O gol de cobertura que levou na final do Paulista de 2009 mostrou não apenas que Ronaldo era um gênio (isso todo mundo sabia, ainda bem que ele está gordo e não consegue fazer muito pelo Corinthians nesse ano), mas também mostrou que Fábio Costa já não estava mais tão bem. Ficar adiantado diante de um matador como o Fenômeno era muito arriscado. E Fábio ainda teve outras falhas durante o ano. Vieram as lesões e Felipe se manteve no gol, sem chamar muita atenção. Fez ótimos jogos, mas nunca foi absolutamente seguro. Contra o Palmeiras mostrou mais uma vez que é irregular e abriu a brecha que Fábio esperava. Imagino que em pouco tempo Fábio Costa voltará a ser o número 1. Se jogar tudo o que sabe, a Fera tornará o Santos ainda mais forte, mas se seu temperamento voltar a atrapalhar, o goleiro pode conturbar muito o ambiente do elenco. Vamos torcer para que aconteça a primeira opção.

Giovanni é outro que terá oportunidade de jogar. Ele foi contratado para trazer experiência ao Santos, mas durante o precurso viu-se que o já veterano ídolo não teria muito espaço. André, que era o mais cotado para deixar o time para a entrada de G10, agarrou com unhas e dentes a oportunidade e hoje é um jogador essencial. Marquinhos também começou a mostrar serviço, mesmo sem ser do mesmo nível que os outros craques do Peixe. Robinho chegou. Neymar e Ganso são intocáveis. Até no banco de reservas Giovanni tem encontrado dificuldades para se manter.  Madson e Zé Eduardo garantiram seus lugares. Alan Patrik está voltando, assim como Maikon Leite. Ainda tem Zezinho e Marcel para começarem a ser relacionados... A aposentadoria começa a chegar mais perto para o ídolo. Na verdade, começa a voltar, já que o Santos contratou o já aposentado G10. Mas ele é ídolo. E se não consegue mais acompanhar a velocidade dos Meninos, ainda tem uma leitura de jogo que poucos conseguem. Mostrou isso quando entrou contra o Rio Claro e deu uma assistência linda, além do gol oportunista. Para mim ainda tem um espaço, nem que seja até o final do Paulista. E aí sim, o Craque pode se aposentar, com seu primeiro título pelo clube que tanto o admira. E o Peixe não pode deixar de realizar um jogo de despedida. O ideal seria que fosse no Pacaembú, palco de um dos maiores jogos que Giovanni fez em sua carreira, em 1995 contra o Fluminense.
Além dos veteranos já citados, o Peixe contará com jovens talentos. E um jogadore que eu gostaria muito de ver em campo é o zagueiro Diego Monar, que nunca mais eu tinha ouvido falar. Na Copa São Paulo em 2008 Diego foi muito bem. Mostrou seriedade e força, mas nunca se apresentou no time profissional. Espero que venha em breve a ser mais um Menino da Vila. Até porque Durval não está tão seguro quanto seu parceiro Edu Dracena. Talvez valha a pena começar a apostar em um zagueiro mais jovem ao lado do ótimo Dracena. Quem sabe esse jovem não seja Diego Monar.
Também estão entre os convocados os jovens Zezinho e Alex Sandro e o já não tão jovem Marcel. Todos poderão fazer suas estréias. Alex Sandro, inclusive deve demorar para estrear em competições oficiais pelo Peixe, já que acaba de ser convocado para Seleção de Base.
Um jogo aparentemente sem grande importância poderá trazer ótimas notícias dos Estados Unidos.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Santos x Remo.

A Copa do Brasil é uma prioridade para quem não está na Libertadores. E o Peixe mostrou que vem muito forte para buscar o título. E a vaga na Libertadores de 2011. Contra o Remo não houve dúvidas da força do Santos. Ganso estava empolgado com a chance de jogar diante de sua família. Neymar queria mais uma vez mostrar que é o melhor jogador atuando no Brasil, e não um mau-caráter, como alguns péssimos comentaristas e blogueiros começaram a rotular. A expulsão contra o Palmeiras mexeu com o craque, e a possibilidade de uma suspensão o deixou ainda mais incomodado. Sobrou então para o Remo... 
Neymar, Ganso e André mais uma vez comandaram o espetáculo do Peixe. Toques rápidos, muita movimentação e a irreverência característica. O Santos estava mais uma vez "imparável". E com isso conseguiu a goleada que precisava. Com os 4x0, os Meninos conseguiram não só a classificação antecipada para as oitavas de final, mas também uma chance de descansar uma semana. E eles precisavam. A declaração do matador André ao final da partida mostrou que o cansaço é grande. Então agora vamos torcer para mais uma vitória no Paulistão esse domingo contra o Ituano (Pacaembu, estarei lá!) para então os Craques da Vila ganharem seu merecido descanso.
O jogo de quinta-feira também marcou a estréia de Rodriguinho, volante muito elogiado por Dorival Jr. Mostrou disposição, mas impressionou. Pode ser mais uma boa opção. E mais um jogo de Maikon Leite no seu retorno. O primeiro tinha sido ruim, mas contra o Remo o rápido atacante esteve bem. E ainda sofreu o pênalti convertido com mais uma linda paradinha por Neymar. Um elenco forte será essencial para vencer o Brasileiro esse ano, e o Santos está aumentando suas opções.


www.fanaticosantosfc.blogspot.com

terça-feira, 16 de março de 2010

Santos x Palmeiras

Foi o jogo mais disputado da temporada. O Time dos Meninos da Vila estava em alta e ia pegar o sempre em crise Palmeiras. E um cenário como esse é quase sempre garantia de jogo pegado. Quando se fala de clássicos, a fase atual de um time sempre é deixada de lado e o equilíbrio é o que dita o ritmo do jogo. Mas não foi o que se viu no início do jogo. O Peixe mais uma vez começou arrasador. Pará fez, sem querer, o primeiro. Neymar em um chute esquisito (a bola bateu no pé de apoio e subiu) fez o segundo, e quase fez mais um em um contra-ataque. Parecia que o jogo seria mais um show dos Meninos. O Palmeiras estava acanhado e não se encontrava em campo.
Mas um erro grave do árbitro começou a mudar o jogo. Diego Souza foi proteger a bola na lateral e acertou propositalmente o rosto do lateral Pará. Não tem como dizer que não houve intenção. Eu estava na frente do lance e vi com clareza o novo "bad-boy" palmeirense abrir os braços em direção ao rosto de Pará. O árbitro não assinalou a falta. Muito menos o omisso bandeirinha, que viu o lance acontecer na frente de seus olhos. E no mesmo lance o contestado meia palmeirense conseguiu cavar uma falta, na frente do mesmo bandeira. E à partir desse lance o jovem time santista perdeu a estabilidade.
Pane geral na marcação e 3 palmeirenses subiram livres dentro da área para Robert marcar o primeiro. Mais uma vez o árbitro foi omisso, e deixou Diego Souza ir provocar Pará na frente de todos. Se o árbitro viu, não é amarela a cor do cartão. Vermelho direto!
O Santos ainda estava grogue, reclamando com o péssimo árbitro quando o sofrível Armero conseguiu acertar a primeira bola no ano e mais uma vez Robert marcou. A dancinha que os palmeirenses fizeram foi, de tão ridícula, até divertida. Mostrou que o time tem inveja do Santos. As coreografias que os Santistas vêm fazendo desde o ano passado, quando a fase era horrível, passaram a ser interpretadas como provocação... 
O Santos começou bem o segundo tempo com um chute de Ganso defendido por Marcos, mas o Palmeiras conseguiu a virada em um lance de azar da zaga Santista. A bola bateu na cabeça de Pará e sobrou livre para Robert, que mandou na trave e o ressentido Diego Souza virou o jogo (explico o porque de ressentido ao final do post). O Santos pressionou e conseguiu o empate com um gol de Madson. 
3x3 mostrava o equilíbrio da partida. O ofensivo Santos contra o eficiente Palmeiras. O Peixe pressionava enquanto o time verde caprichava nas bolas paradas. Mas a infelicidade de Durval e Arouca na saída de bola somada à falha de Felipe e a um chute inexplicável de Robert deixou o Palmeiras novamente na frente.
O Peixe continuou pressionando mas o Palmeiras marcou bem. Maranhão, que entrou no lugar de Marquinhos, mostrou mais uma vez que não tem nenhuma condição de jogo no momento. Não lembro de nenhum passe certo do lateral.
E então veio a expulsão de Neymar. Foi um lance violento e não acho que foi injusto o cartão vermelho. Mas temos que colocar o lance no contexto do jogo. Pierre desde o primeiro minuto do jogo fez faltas. E algumas muito violentas. Mas contou com seu histórico de jogador leal e não levou sequer um cartão amarelo. Um absurdo! O zagueiro Léo deu uma tesoura por trás em André e o juíz deu apenas um amarelo. Diego Souza foi até a cara de Pará mostrar o dedo e... amarelo. Houve um pênalti em Edu Dracena ainda no primeiro tempo e... nada. O árbitro se omitiu durante toda a partida, mas quis mostrar serviço justamente no lance de Neymar. Foi um lance violento, sem dúvida, mas se o juíz mantivesse o critério, seria apenas para amarelo. Mas não. Expulsou. E ainda relatou na súmula que foi xingado. Se Neymar for suspenso será o maior absurdo da arbitragem brasileira deste ano!
Veio a derrota para quebrar a longa invencibilidade Santista. Mas a liderança continua. E o Palmeiras continua longe do G4. Mostrou que o Santos tem fragilidades. O lado emocional pesou no jogo, pois o time se perdeu após o primeiro gol. E também mostrou que a formação tão ofensiva pode ser arriscada em um jogo de mata-mata. Mas mostrou que o time é valente e tem poder de reação. A derrota não tem grande importância em termos de classificação, apesar de a mídia estar fazendo um barulho como se o Peixe tivesse perdido o título. Aproveitaram para soltar a raiva que estava engasgada. Todos estavam com inveja dos Meninos da Vila e cansaram de soltar falsos elogios. Queriam um motivo para criticar. E agora aproveitam o momento, que deve durar bem pouco.

Chamei Diego Souza de ressentido pois é um jogador que já teve seu momento de fama. No ano passado sua convocação chegou a ser quase uma unanimidade. Era uma das sensações do Campeonato Paulista e início do Brasileiro. Mas durou pouco. Com muita marra e pouco futebol, o meia desapareceu e passou a ser hostilizado por sua própria torcida. Foi talvez o grande responsável pelo vexame do Palmeiras no ano passado, quando perdeu até a vaga na Libertadores após liderar boa parte do Campeonato Brasileiro. Só jogava bem quando não precisava. E a torcida pediu sua cabeça. Nenhum time se interessou por ele, então teve que continuar no Palmeiras, time pelo qual ele não tem nenhuma simpatia. E passou a conviver com o tratamento de um jogador comum. Deixou de ser a sensação e assistiu ao surgimento dos novos craques na Vila Belmiro. E ficou com inveja deles. Do espaço na mídia, das vitórias, da liderança do campeonato, da irreverência nas comemorações. E não foi só Diego Souza. Muitos jogadores que já foram consagrados cultivaram o mesmo sentimento, e aproveitaram o resultado de domingo para expor a raiva. Até o "santista de coração" Roberto Carlos mostrou sentir inveja dos meninos. Corinthianos e Palmeirenses viraram um só em coro contra os debochados Santistas e uniram as vozes à mídia esportiva. Incrível como tinha tanta gente engasgada com o Peixe.
Mas, como disse antes, a liderança continua e Santos sempre Santos!
Comentários sobre a atuação individual no próximo post.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quinta-feira, 11 de março de 2010

Santos x Naviraiense

Foi uma noite histórica. O adversário praticamente não existia, mas independente de quem estivesse do lado oposto, um placar tão elástico como o de ontem é algo fora do comum. Talvez não seja para um time abusado como esse do Santos. Dez x zero! Um show de bola, lances mágicos, gols espetaculares, uma atuação impecável do time Santista.
A postura imposta pelo ótimo Dorival Júnior foi impressionante. Mandou o time não ter piedade. E os craques corresponderam. Não houve desrespeito ao Naviraiense, raras vezes os santistas passaram o pé na bola sem objetividade. Foram raras as gracinhas na lateral. E o Peixe aprendeu que se for decidido vai marcar quantos gols quiser. Contra o fraco Corinthians poderia ter sido assim, mas o Peixe abusou das firulas na lateral. Se tivesse ido com a vontade de ontem, teria feito o time da marginal desistir do campeonato e ir treinar em outro país.
Dorival mostrou que não queria dar nenhuma chance ao adversário. Tirou Edu Dracena no intervalo depois do cartão amarelo que o zagueiro desnecessariamente recebeu. E em seu lugar não colocou outro zagueiro, e sim Giovanni. Deixou o time sem volantes e sufocou ainda mais o acanhado time do Mato Grosso do Sul.
E além de tudo foi um prato cheio para os sempre descontraídos santistas inovarem nas comemorações. O "vídeo-game" foi fantástico!
Individualmente vimos um show de Neymar, Robinho e Ganso.
André como sempre fez sua parte e estava lá para conferir 3 vezes.
Marquinhos também provou que está louco por uma vaga entre os titulares.
Pará fez um ótimo jogo, com personalidade deu belas assistências.
Arouca mais uma vez ficou sozinho na marcação, mas vem mostrando que isso não é problema (se bem que Ganso e Marquinhos também ajudam quando precisa).
Felipe, Dracena e Durval tiveram convites de luxo para o show do Peixe.
Madson entrou com vontade de aproveitar a moleza e não decepcionou.
Zé Eduardo apareceu pouco, mas está com moral.
O ídolo Giovanni, apesar de alguns chapéus, não conseguiu aproveitar a facilidade que o Santos encontrava no jogo e não apareceu muito. Parece que o craque começa a ver o final de sua carreira se aproximar, mas para quem já tinha se aposentado no Mogi-Mirim, ter a chance de participar de um grupo como esse e ainda ter algumas oportunidades de jogar é um grande presente. E de quebra ele ainda mata a saudades do torcedor.
Mas Maranhão foi para mim a única decepção da noite (além do gol do Dentinho). Em um jogo fácil como esse era para o ainda tímido lateral se soltar, mostrar disposição, dar assistências como Pará, mas não foi isso que se viu. Apagado, o lateral continua devendo uma boa apresentação para mostrar o porque de sua contratação. Contra o Palmeiras não deve ser titular, acredito que Dorival irá colocar Wesley na função. Mas mantenho a torcida para o sucesso do lateral.
Em resumo, o Santos foi perfeito. Pena que eu não estava lá....
Mas contra o Guarani das Perdizes (também conhecido como Palmeiras), estarei na animada arquibancada dos sócios, torcendo por mais um espetáculo.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

terça-feira, 9 de março de 2010

A sempre complicada lateral

O Peixe vive há anos com um problema grave: a lateral. 
Do lado esquerdo o Santos sofria com jogadores do porte de Gustavo Nery. A passagem de Athirson em 98 foi uma das poucas boas lembranças da lateral esquerda nos anos 90. Já nos anos 2000 ficamos mal-acostumados com Léo. Foi o melhor lateral esquerdo em atividade no Brasil por pelo menos 3 anos, mas foi negociado. Nesse meio tempo, o Santos ainda contou com o irregular Kleber, que alternava bons jogos com outros em que só faltava um travesseiro para ele dormir. E agora no retorno, Léo já não é mais o mesmo jogador. Quando está em campo ainda é muito raçudo e tem bons cruzamentos, mas o físico já não suporta o ritmo de jogos, e o ídolo passa mais tempo no departamento médico do que em campo. O jeito é improvisar o esforçado Pará. Um bom quebra-galho, mas não pode ser o dono da lateral para sempre. Se Léo não tiver condições, o Santos precisa contar com outro lateral de ofício. Por isso contratou Alex Sandro. Espero que ele não tenha a mesma sorte dos vários jogadores que já passaram por lá, mas é preciso personalidade para conseguir suportar a pressão da torcida na lateral da Vila Belmiro. Não conheço seu futebol, então só me resta torcer por seu sucesso.
Já na lateral direita a situação sempre foi muito mais grave. Durante os anos 90 ninguém se destacou (pelo menos até onde eu me lembro). Anderson e Baiano foram os que mais jogaram, mas nunca foram excelentes. Mesmo no time campeão de 2002, com o esquisito mas também esforçado Maurinho, a lateral direita era um ponto fraco. Na libertadores então, nem se fala. Foi preciso improvisar Elano diante do péssimo futebol de Reginaldo Araújo. Paulo Cesar é uma das poucas boas lembranças. Apesar de correr pouco, o veterano lateral era muito preciso nos cruzamentos e ajudou no título de 2004. Depois continuaram as improvisações. Pedro e Denis faziam uma disputa entre quem era o ruim e quem era o pior ainda. Alessandro, que hoje é ídolo do fraco Corinthians, foi uma desgraça. A improvisação de Wendel, na época emprestado pelo Palmeiras, ajudou em alguns momentos. Mas o problema persistiu. George Lucas sempre deu a impressão de ser um bom jogador, com cruzamentos precisos, mas não tem físico. Desde que chegou ao Peixe virou frequentador assíduo do Departamento Médico. Para disputar posição o Peixe trouxe Maranhão. Em 2 jogos o lateral não conseguiu mostrar por que veio. Foi muito mal e por isso perdeu a posição para outras improvisações. No momento Roberto Brum tenta fazer a função, mas não consegue cruzar. Sempre tenta uma bola com o lado de fora do pé que costuma parar na cabeça do adversário. E não tem cabimento deslocar o motorzinho Wesley para essa função. Ainda mais agora que ele achou uma posição em que vai muito bem. Como volante Wesley é onipresente, corre o jogo inteiro e ainda chega para finalizar. Como lateral fica perdido. O que fazer com a lateral direita? Esperar até que George Lucas finalmente se recupere? Ou torcer para que Maranhão mostre a que veio? 
Dorival Júnior deve estar preocupado com as laterais, já que são as únicas posições em que a vaga sobra para quem estiver menos pior. Enquanto vê uma disputa por posição em alto nível entre André, Marquinhos, Madson e agora até Zé Eduardo, a lateral sobra para quem errar menos. Como sempre...

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

domingo, 7 de março de 2010

Santos x Portuguesa

Grande jogo hoje no Canindé. A Lusa suou até a última gota de sangue para segurar o rápido e eficiente ataque santista. O goleiro da Portuguesa pegou até pensamento, mas no final valeu a pressão do Peixe e com um gol chorado de Zé Love, "o homem mais feio do mundo" de acordo com os jogadores do Santos, chegamos ao empate. Depois do gol da Lusa, em uma leve falha de Dracena, o jogo virou ataque contra defesa. Neymar e Robinho exigiram muito do goleiro, que fez milagres. A zaga do Peixe ficou exposta por causa da formação ultra-ofensiva e por pouco não leva o segundo gol. O Santos martelou até o final e os valentes lusitanos marcavam com muita raça, tanto que muitos jogadores tiveram caimbras. Mas no final não dava mais para segurar e depois de a bola rebater na zaga, Zé Eduardo empurrou para dentro. Grande jogo! O resultado quebrou a série de vitórias do Peixe, mas não a invencibilidade.
Individualmente todos jogaram bem, com destaque para Ganso, com passes precisos. Outros comentários depois.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

sábado, 6 de março de 2010

Santos x Paulista

Esse foi talvez um dos jogos mais difíceis do campeonato. O que mostra a qualidade do Campeonato Paulista já que o time de Jundiaí estava nas últimas colocações. Ao contrário da moleza que se tem no Carioca, Mineiro e Gaucho, o Paulistão é um campeonato de verdade. Realmente não vale muito ganhar o título Paulista, mas é uma pré-temporada de alto nível. 
O Santos começou acanhado e logo levou um susto. O time parecia perdido, a zaga apresentava dificuldades para segurar os bons atacantes e os volantes não conseguiam bloquear os chutes do nosso velho Baiano. Neymar, com uma lesão no pé, sentiu dificuldades durante todo o jogo. Ganso apareceu menos do que o usual e Wesley, o motorzinho errava muitos passes. Mas as coisas voltaram para os eixos. Mais uma vez Wesley fez ótima jogada e empatou. 
No segundo tempo o Santos finalmente fez um gol de escanteio, mas com uma falha monstruosa da zaga, que deixou Ganso livre para virar o jogo de cabeça. Mas o valente time de Jundiai não desisitiu e logo empatou novamente.
Mas no banco o Santos tinha aquele que será o melhor da Copa de 2010. Robinho estava lá, louco para jogar e, mais uma vez, calar os críticos (que agora mudaram de lado e viraram puxa-saco do craque). E não deu outra, entrou no lugar do lesionado Neymar e acabou com o jogo. Fez um golaço! E ainda teve mais 2 bolas de muito perigo. Um jogador como Robinho pode acabar com qualquer partida em um lance. Mas incrível como só os Santistas ainda lembravam disso. Agora será que alguém duvida?

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quarta-feira, 3 de março de 2010

A história por trás da derrota

Ainda aproveitando a repercussão do passeio que o Peixe deu sobre o fraco time do Corinthians, foram muitos os comentários de que o jogo deveria ter sido uma goleada. De que era o momento de devolver os 7x1. Ah, os 7x1... Os corinthianos tem direito de se vangloriar dessa vitória, já que é realmente esse o resultado que ficou gravado nos dados oficiais do Campeonato Brasileiro. 
Mas existe uma história por tras desse resultado. Uma história que é muito conhecida em Santos, mas provavelmente por falta de interesse da mídia e, talvez, para preservar os envolvidos, não foi muito divulgada. 
Havia uma grande insatisfação com o técnico Nelsinho Baptista (péssimo! mas tem um título do qual deve se orgulhar: o rebaixamento do Corinthians). Assim que assumiu o time, Nelsinho afastou jogadores que eram bem quistos pelo elenco. E ninguém gostou. Em 2005 o time já não era mais recheado de craques como nos anos anteriores, mas estava longe de ser um time patético. Liderados por Giovanni e Ricardinho, os jogadores resolveram entregar jogos para derrubar o treinador. Não foi apenas um jogo, mas diante de um bom time que a MSI tinha montado na época, entregar um jogo era pedir para ser humilhado. Por sorte o Internacional segurou o pé no jogo seguinte, quando o Santos levou 4. Essa história é levada como verdade absoluta em Santos, ninguém nem se incomoda com as provocações de "Eterno 7x1", até porque um time que joga a Segunda Divisão tem que pedir licença a times como Guarani, Sao Caetano, Fortaleza, entre outros, para poder poder fazer qualquer tipo de manifestação. Dizem que essa decisão de entregar o jogo foi o que fez a antiga diretoria expulsar Giovanni do time. Ele só não ficou queimado pois é ídolo incondicional de todos nós. O que ele fez foi errado, mas ele é G10...

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

terça-feira, 2 de março de 2010

Inveja Mata

As recentes declarações dos fracos jogadores do pequeno time do Corinthians estão muito divertidas.
Ouvir um zagueiro lento como Chicão dizer que Neymar ainda precisa de títulos chega a ser uma piada. Ele tem razão ao dizer que o menino de 18 anos, sendo apenas 1 como profissional ainda não tem títulos. Então pelo jeito Chicão é um campeão do mundo. Acho que jogar ao lado do Ronaldo (esse sim pode falar o que quiser de títulos) fez o fraco zagueiro corinthiano achar que na verdade ele é quem tem o currículo do Fenômeno. Resolvi ver por onde o "experiente e vencedor" Chicão já havia triunfado. Vejamos: ele já jogou pelo Mogi Mirim, Portuguesa Santista, America (SP), Juventude e Figueirense. Invejável.... Seus títulos foram: Campeonato Catarinense, Campeonato Paulista, Copa do Brasil e, com muito orgulho, Campeonato Brasileiro da SERIE B. Incrível! Um jogador com um currículo estupendo como esse realmente tem muita bagagem para poder criticar a jóia santista. Tem jogador que sonha...
Ele até tem o direito de criticar o Neymar pelo chapéu fora de lance, já que foi realmente desnecessário (apesar de muito engraçado!). Mas o zagueirinho exagerou, achou que era um mito do futebol, e ainda resolveu chamar o Neymar de pipoqueiro!!! Eu também achei muita "pipocagem" o gol que ele marcou girando em cima do também péssimo Alessandro (ele mesmo, o reserva do Pedro quando jogou pelo Santos) e a assistência que ele deu para o André... Imagine se você pipocasse tanto assim, Chicão....
Outro que resolveu falar da ausência de títulos das jóias santistas foi Dentinho. Preciso comentar??? 

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Santos x Corinthians

Domingo o Santos jogou contra o pequeno time do Corinthians. E mais uma vez não decepcionou. Neymar até perdeu um pênalti mas logo depois fez um golaço! E outra vez Neymar teve participação importante e deu a assistência para o gol de André. Marquinhos também foi essencial, com o cruzamento no peito de Neymar no primeiro gol e um passe de bico, de esquerda que também achou o peito do craque. 
O acanhado Corinthians reclamou muito da arbitragem, sem nenhum motivo. Pelo contrário, o árbitro ainda favoreceu o fraco time da Marginal ao não expulsar o covarde zagueiro Chicão, que levou um chapéu fora do lance do gênio Neymar e foi para cima agredí-lo. Tudo bem, Neymar poderia levar um cartão amarelo por causa da molecagem em cima do lento zagueiro corinthiano, mas esse só poderia ser expulso no lance.
O que impressionou foi o comportamento do sofrível time do Corinthians. Acharam que era um jogo de Libertadores e corriam para cima do árbitro a cada lance, liderados pelo sofrível Tcheco. Tiveram a ousadia de reclamar da expulsão do lateral direito Moacir, que entrou com extrema violência no lance da expulsão, e recebeu o primeiro amarelo por ter feito faltas seguidas em cima do menino-craque da Vila. E Roberto Carlos, então? Os corinthianos deveriam agradecer por o árbitro ter tirado o ex-jogador de campo. RC3 chegou a tropeçar na bola em alguns lances. Último comentário em relação ao fraco time adversário, o gordo, mas craque, Ronaldo, fez o que se espera dele. Perdeu bolas fáceis por conta de sua lentidão, mas é sempre muito perigoso. Reclamou das "firulas"dos santistas, mas esqueceu que quando não estava obeso era um jogador também muito habilidoso.
Mas fica um lado ruim. O Peixe teve todas as condições para golear, mas quando teve 2 jogadores a mais em campo não soube aproveitar. E quase leva o empate em uma cabeçada do péssimo Tcheco. A equipe santista não pode ter vacilos como esse. Fizemos um grande jogo, mas não podemos esquecer que a partida tem 90 minutos, então o time tem que jogar sério durante todo o tempo.
Individualmente, tivemos o seguinte:
Felipe: Não teve muito trabalho.
Brum: Joga sério. Ficou fácil para ele marcar os ruins Jorge Henrique e Roberto Carlos.
Dracena: Líder, soube reclamar da equipe quando pararam de jogar sério. Ganhou todas pelo alto.
Durval: Foi bem, não deu espaço para os atacantes adversários.
Pará: Adiantou todas as jogadas, mas levou cartão então foi substituído.
Arouca e Wesley: Marcaram bem e sabem sair jogando. Wesley é o motorzinho do time, mas caiu de produção no final quando foi para a lateral.
Marquinhos: Sua melhor atuação pelo Peixe. Belos lançamentos e mostrou raça dentro de campo.
Ganso: Sabe a hora de acelerar e de segurar o jogo. É o cérebro do Peixe, mas precisava chamar mais a bola no final, quando o time precisava de tranquilidade
Neymar: Craque. Acabou mais uma vez com a defesa adversária.
André: Apesar do gol, hoje mostrou desatenção e ficou impedido infantilmente muitas vezes.

Germano: Entrou bem, fez seu papel.
Madson: Entrou mal.
Breitner: Pouco fez, ainda conseguiu levar um amarelo

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Santos x Naviraiense

Não foi suficiente. O peixe conseguiu a vitória por apena 1x0 e, assim, terá de jogar a segunda partida na Vila Belmiro. As condições para o jogo foram muito ruins, o gramado estava péssimo e a equipe do Mato Grosso do Sul jogou com os 11 jogadores atrás do meio-campo.
Neymar sofreu forte marcação e não conseguiu produzir. Foi seu pior jogo no ano. Ganso e Robinho também pouco fizeram, assim como os demais. O único que conseguiu atuar ainda pior do que a média do time foi o lateral direito Maranhão. Em seu primeiro jogo como titular, o ex-atleta do Guarani não jogou nada. Como não acompanhei seu futebol na época do time de Campinas, não posso dizer se ele pode ou não produzir mais. Espero que sim, pois caso contrário, não terá lugar nem no banco de reservas. Mas, como o time está em alta, Maranhão ganha um voto de confiança.
Em relação ao esquema ofensivo, com Arouca e Wesley de volantes, fica difícil fazer qualquer avaliação, já que o Naviraiense atacou poucas vezes. O teste mesmo deve ser feito mais adiante.
Não acredito que esse baixo rendimento possa deixar alguém preocupado. Como disse, as condições para o jogo eram muito ruins, e, infelizmente, não podemos esperar show em todos os jogos. Torço para que nossos craques tenham guardado o show para o jogo de domingo contra nossos históricos fregueses. Esses estão vibrando com a quase certa ausência de Robinho, já que o Rei das Pedaladas jamais perdeu para o timinho da marginal. Mas mesmo sem Robinho, não podemos esquecer que o time ainda conta com Neymar, Ganso, Wesley, André.... Domingo tem tudo para ser mais um grande jogo do Peixe.
Tudo indica que na ausência de Robinho, o Peixe irá utilizar Marquinhos, o autor do único gol do jogo de quinta feira. Eu teria dúvidas entre Marquinhos e a volta de Rodrigo Mancha, mas a confiança no trabalho do Dorival é grande, então o que ele escolher provavelmente será o melhor para o Peixe.
Domingo estarei lá! Inclusive recebi uma ligação com orientações de como buscar meu ingresso no dia do jogo. Tratamento VIP!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ingresso Santos x Corinthians

Como sócio, tive que reservar meu ingresso antecipadamente via internet.
Acho muito correta a decisão da diretoria em fazer esse tipo de controle, pois com certeza o número de sócios que iriam ao jogo seria superior ao de lugares disponíveis na área reservada aos sócios.
Porém a maneira como esse sistema funcionou deixou muito a desejar. É a primeira vez que é implementado, portanto temos que dar uma chance, mas garantia de que realmente funcionou só terei na hora de entrar no estádio...
Por enquanto os sócios tem que fazer a reserva do ingresso pelo site do ingresso fácil (www.ingressofacil.com.br). Mas a venda que deveria ter sido iniciada ontem atrasou. Durante a noite consegui um acesso, mas não pediram número da carteira de sócio e o ingresso estava custando R$80 (para sócios o valor deveria ser de R$40). Com medo de perder a chance de reservar o meu ingresso, optei por comprar mesmo com essas opções estranhas... Obviamente o site estava mal configurado, e logo o link para comprar ingressos para o jogo parou de funcionar novamente.
Acredito que durante a madrugada os erros foram corrigidos e hoje entrei novamente. Dessa vez consegui fazer minha reserva sem grandes dificuldades, e agora sim, pediram o número da minha matrícula e o valor foi de R$40.
Só espero que no fim do mês eu não tenha a ingrata surpresa de descobrir que também cobraram os R$80 da primeira venda que não funcionou. Até tentei ligar nos telefones fornecidos no site, porém sem resposta.
A reserva pela internet é, na minha opinião uma excelente idéia, e talvez devesse ser mantida para todos os jogos na Vila Belmiro. Mas, apesar de eu não conhecer a viabilidade técnica, acredito que seria muito melhor fazer essa reserva no próprio site oficial do Santos FC (www.santosfc.com.br), na área de sócios. Assim não dependeríamos de uma empresa terceirizada e a secretaria do Santos FC certamente seria mais capacitada para resolver eventuais problemas que os sócios enfrentassem. Fica aqui a sugestão...

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Copa do Brasil

Hoje o Santos inicia sua jornada na Copa do Brasil. Conhecido como o caminho mais rápido para a Libertadores, a Copa do Brasil também pode ser considerada o caminho mais rápido para derrubar treinadores e jogadores. Foi o que aconteceu no ano passado, com a vergonhosa eliminação em plena Vila Belmiro para o CSA de Alagoas. Kleber Pereira caiu de vez no desgosto da torcida e Mancini deixou sua demissão pré-assinada.
É claro que jamais esperamos que isso aconteça outra vez, e temos time para ir longe, muito longe na competição. O título só é um sonho distante porque provavelmente teremos que percorrer grandes distâncias (em quilômetros mesmo) para realizar as partidas. Mas se analisarmos as equipes que irão disputar a Copa do Brasil, o Peixe já pode ser considerado franco favorito. Mas cautela é sempre uma boa pedida.
Pela primeira vez teremos a formação que deve ser a titular durante o primeiro semestre: Felipe, Maranhão, Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Ganso; Robinho, Neymar e André.
É uma formação extremamente ofensiva, mas eu, particularmente, sou favorável a esse modo de jogar. Rodrigo Mancha, que curiosamente acabara de sair em uma matéria da UOL como intocável, perde seu lugar para Arouca. O Santos perde um pouco em força e estatura mas ganha em mobilidade. Arouca fez um jogo impecável contra o São Paulo e conquistou nossa confiança. Não tem as mesmas características do Mancha, o que é bom por um lado, já que Arouca é mais veloz e mais técnico, porém tem seu lado ruim, já que Mancha é um jogador que protege mais a defesa e tem bom porte físico. 
Arouca e Wesley farão uma dupla de volantes que hoje em dia pouco se vê no futebol. Dois jogadores com qualidade na saída de bola, sabem chegar bem ao ataque, mas não são marcadores fantásticos (Arouca ainda marca melhor que Wesley). Leves e rápidos. O problema vai ser contra times que usam muito a bola alçada na área.
É bom que os jogadores do Peixe evitem brigas, pois imagino que seja hoje o time mais leve do Brasil.
No papel é um timaço! Se eu, como torcedor, fosse escalar meu time ideal, seria exatamente o mesmo que Dorival deve usar hoje. Espero que dentro de campo seja ainda melhor!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Santos x Mirassol

Sem Ganso e Neymar, além de um gramado em péssimas condições, o Santos conseguiu mais uma vitória. Suada, sem brilho, mas uma vitória. E continuamos líderes.
Diversos pontos do gramado podiam ser considerados impraticáveis, o que atrapalhou demais as equipes, mas principalmente o leve time da Vila.
Robinho não fez uma grande partida como a última, mas se tornou um jogador mais constante do que era quando saiu. É útil mesmo quando não dá show. Sabe proteger bem a bola e dificilmente erra um passe, além de mobilizar sempre 2 ou até 3 defensores adversários em sua marcação.
A equipe do Mirassol começou a partida de maneira violenta. Uma falta cometida em Robinho perto de 20 minutos do primeiro tempo gerou revolta nos jogadores do Peixe. O jogador do Mirassol chutou o tornozelo do craque depois de ele já ter tocado a bola. Recebeu o amarelo e um dedo na cara de metade do time santista. Além disso apareceu um zagueiro valentão tentando intimidar Robinho, e deve ter ouvido poucas e boas dos santistas. Será que algum zagueiro quer ser lembrado como "o homem que tirou Robinho da Copa"? Acho que não... então não dá para fazer falta desleal. Falta de jogo tudo bem, mas chutar o tornozelo sem bola???
Por sorte o time do Mirassol acalmou e o jogo ficou mais leal no segundo tempo.
O jogo não foi fácil e o Santos não foi muito bem. Recuou demais no final do segundo tempo e correu risco de levar o empate, mas a defesa se mostrou eficiente, apesar de os volantes deixarem muito espaço na entrada da área.

Felipe: Grandes defesas. Será que ainda tem espaço para Fabio Costa?
Brum: Não comprometeu na lateral, mas pareceu um pouco perdido no segundo tempo quando voltou ao meio-campo.
Dracena e Durval: Cada vez mais seguros atuando juntos. Deram conta da pressão que o Santos chegou a levar no final do jogo. Durval teve a infelicidade de desviar a bola no gol do Mirassol.
Pará: Como sempre foi útil, mas não é um jogador que pode decidir um jogo.
Mancha: Não esteve muito bem. Deixou muito espaço para os adversários chutarem de longe, e além disso tomou cartão e não jogará contra o Corinthians. Vamos ver se Brum vai assumir de vez essa posição, mas Mancha vinha fazendo bons jogos.
Wesley: Fez um belo gol e como sempre correu muito. Acredito que tenha sido o melhor em campo, apesar de não ter feito nenhum espetáculo. Como volante jogou melhor do que como meia.
Marquinhos: Pouco fez. Vai perdendo espaço no time. Saiu para a entrada de Maranhão no intervalo.
(Maranhão): Fez sua estréia. Em um campo naquelas condições é difícil avaliar, mas não chamou atenção, nem a favor nem contra. Aguardaremos...
Madson: O baixinho salvou o time com um belo gol de falta. Se movimenta bem, mas não sabe exatamente a hora de soltar a bola.
Germano: Entrou no fim. Deu tempo de deixar o zagueiro do Mirassol desacordado.
Robinho: Como falei acima, não deu show, mas é sempre um jogador muito útil.
(Maikon Leite): No seu retorno mostrou afobação. Vai ter que lutar por um espaço no banco.
André: Vai ganhando moral. Hoje não teve seus principais companheiros, mas manteve seu ótimo posicionamento e cumpriu seu papel de pivô.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Trouxedor"

Como José Roberto Torero disse em seu blog na UOL (http://blogdotorero.blog.uol.com.br), o torcedor foi mal tratado esse domingo no Pacaembu. A história de estarem vendendo meia entrada a preço de inteira é uma vergonha e a diretoria do Santos que vem fazendo um bom trabalho tem como obrigação investigar isso. É um assunto muito sério e não pode passar despercebido.
Felizmente os problemas que enfrentei foram bem menos sérios. Sou Sócio Contribuinte do Santos FC e como não possuo cadeira na Vila Belmiro, tive direito a assistir nas numeradas descobertas, pagando o valor de meia entrada da arquibancada. Ou seja, R$15, um preço justo. Se eu levasse algum acompanhante para entrar junto comigo, pagaria R$ 50, que equivale ao preço de uma entrada inteira para as numeradas. Como levei minha namorada, comprei a meia entrada para numeradas nas bilheterias da Vila Belmiro, pois dessa forma pagamos R$ 25 nesse ingresso. Comprei na Vila, porque quando fui ao Pacaembu sábado pela manhã a fila era quilométrica... Será que não tem como aumentar o número de guichês para venda de ingressos? Ou então, fazer uma venda pela internet que seja mais honesta do que a atual, que cobra taxas abusivas? Por sorte eu ia para Santos no sábado e pude comprar o ingresso sem fila nenhuma.
Mas a parte ruim mesmo ficou por conta das catracas dos sócios... Não sei se levaram apenas uma catraca ou se houve uma pane geral, mas o fato é que a/as catraca/s quebraram e os funcionários tiveram que usar o bom e velho sistema manual: papel e caneta. Dessa maneira, a fila para os sócios, teoricamente indivíduos que o Santos tem um cuidado especial, já que pagam em dia suas mensalidades (se não pagarem não têm direito à entrada), se tornou uma odisséia. Foram 40 minutos de fila, que só não foram piores pois chegamos com uma certa antecedência, então conseguimos entrar poucos minutos antes do início da partida. Dava inveja do pessoal do Tobogã que entrava sem fila alguma.
Uma falha isolada pode acontecer, afinal ninguém é perfeito. Mas a partir de agora a cobrança será maior em cima da diretoria para que não aconteçam mais situações como essa.
Felizmente, G10 estava lá e o Peixe conseguiu uma vitória emocionante.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Show na Vila Belmiro

Depois de alguns dias sem escrever, volto após essa magnífica vitória contra o Bragantino.
Foi um espetáculo!
Méritos também para o time de Bragança Paulista que foi valente e não desistiu em nenhum momento.
Gostaria de comentar individualmente as atuações do Peixe?
- Felipe: Fez ótimas defesas, mostrou reflexo e sorte. Não teve culpa nos gols
- Brum: Improvisado na lateral mostrou bom posicionamento. Não foi muito ao ataque, o que talvez seja uma boa opção para um time tão ofensivo como o Santos.
- Dracena: É um grande zagueiro. Foi puxado pelo atacante no pênalti que cometeu, mas poderia não ter puxado de volta...
- Durval: Joga sério. E é assim que tem que ser na zaga.
- Pará: É muito útil para o time. Não é craque, mas sua versatilidade ajuda muito uma equipe.
- Mancha: Vem adquirindo confiança e começa a se firmar em uma posição que a princípio seria ocupada pelo Roberto Brum, mas está difícil tirar Mancha do time.
- Wesley: A cada jogo fico mais fã do futebol desse jogador. Corre o tempo inteiro, é muito habilidoso e aprendeu a recompor o meio-campo. Ainda não pode ser considerado um volante, mas merece uma vaga de titular nesse time.
- Ganso: Organiza todas as jogadas, é um craque. Está mais apagado desde a volta do Robinho, mas nem por isso deixou de jogar muito.
- Neymar: Joga muito!!! Os zagueiros já estão tremendo quando ele pega na bola. Tem passes precisos, movimenta-se bastante e vai para cima todas as bolas. Não marcou, mas jogou demais.
- Robinho: Agora sim podemos dizer que ele voltou. Marcou 2 vezes, sendo o segundo um golaço! Mostrou que quer jogo e pode SIM, ser o melhor jogador da Copa do Mundo, apesar de sempre ser tratado como mascarado pela mídia.
- André: Pouco se fala dele, mas no final de semana mostrou que era essencial para o time e no jogo de ontem voltou a mostrar que é muito importante. Faz a função de pivo muito bem, ajuda na marcação e se sobrar ele põe para dentro. Ontem foram 2, inclusive um com assinatura de matador, girando em cima do zagueiro.

Giovanni, Madson e Zé Love: G10 não precisou salvar o time como no final de semana, então teve atuação discreta. Madson gosta de ir para cima, mas cada vez fica mais evidente que está em um nível inferior aos titulares. Zé Love tem vontade e oportunismo, com isso vem garantindo seu lugar no banco, que está cada vez mais concorrido.

Alguns comentários sobre os dias que não escrevi:
- Contra o São Paulo todo mundo escreveu... Robinho de letra, Neymar na paradinha e Rogério Ceni de joelhos!!!
- Contra o Rio Claro o jogo foi duro, mas com a saída do perdido Germano o time engrenou e fez a alegria de quem estava no Pacaembu.
Eu, por exemplo, estava lá e apesar do primeiro tempo fraco fiquei satisfeito com nosso time... Até por que G10 estava lá para encher os olhos da torcida.
- O José Roberto Torero, em seu blog da UOL escreveu sobre o "Trouxedor" (trouxa + torcedor). Farei um post em relação a esse assunto já que eu também estava no jogo esse domingo de carnaval no Pacaembu.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Santos x Barueri. Neymar!

Show de Neymar!
Enquanto esperamos a definição se Robinho vestirá ou não a camisa do Peixe no primeiro semestre, Neymar, "o novo Robinho", deu show na Vila.
Driblou sem parar, acertou nas assistências, aprendeu com os erros que cometeu no primeiro tempo, quando prendeu demais a bola, e resolveu dar passes precisos no segundo tempo.
O jogador está se sentindo cada vez mais à vontade com a camisa do Peixe. Resolveu chamar a responsabilidade e mostra a maturidade que vinha faltando até então.
Mas ele tem que tomar certos cuidados.
Em primeiro lugar, com provocações e a violência dos adversários. Ontem bateram demais nele, inclusive uma cotovelada dentro da áreas que acertou em cheio suas costelas.
Em segundo lugar com o próprio ego. Neymar realmente joga muito, mas às vezes acha que joga ainda mais. Tem que dar um passo por vez, para não acabar se afundando no próprio ego.

Em relação ao jogo, além do espetáculo de Neymar ficam outros comentários:
Wesley atuando como segundo volante me agrada muito. É um jogador rápido e que melhorou o passe nessa passagem pelo Atlético Paranaense, e no jogo de ontem mostrou qualidade nas bolas longas também. Tem tudo para ser o motorzinho do Peixe esse ano.
Alan Patrick fez sua estréia já com o visual moicano que é a moda entre os meninos da vila. Mostra que já se sente em casa no time profissional. É um jogador muito promissor.

E agora ficamos aguardando os últimos capítulos dessa novela Robinho x Manchester City x SANTOS FC.
Claro que na certeza de que o final será feliz!
Enquanto isso já temos uma certeza. O jogo desse sábado, que seria no Pacaembú, voltou para a Vila Belmiro. Então sábado às 19:30 estarei lá, estreando minha nova carteirinha de sócio do Santos FC.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Copa São Paulo de Futebol Júnior

Assisti à final da Copa São Paulo essa segunda entre Santos e São Paulo.
O resultado acho que não preciso comentar porque todo mundo viu e reconheceu que a arbitragem fez uma lambança ao não expulsar o goleiro do São Paulo em uma falta duríssima em cima do Renan Mota. O mesmo goleiro que depois se adiantou nas cobranças de pênalti e acabou pegando os 3 penais santistas.
Então acho que vale mais à pena comentar o que houve de bom. E não foi pouco!
Começando do começo, o goleiro Rafael mostrou-se muito ágil e agradou muito.
O lateral esquerdo Wesley também foi bem, correndo muito e infelizmente não teve pernas para terminar o jogo (ninguém é de ferro para aguentar jogo sábado e segunda nesse ritmo).
Os volantes também impressionaram pela recuperação na marcação. Ficava difícil saber quem estava fazendo o desarme, então fica um elogio para a dupla.
E o grande nome é o Alan Patrick. Jogou muito, mostrou calma, controle de bola, boa técnica, chuta bem e ainda é muito bom nas bolas paradas. Já será relacionado no time profissional, e vai fazer os atuais titulares terem que trabalhar em dobro para não perderem espaço para o menino.
Fica a nossa torcida pelo sucesso dessa nova geração alvinegra!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Robinho

Quase ninguém ligou para os últimos maus resultados do Peixe, afinal, a noticia de que o craque ROBINHO deve voltar vale muito mais do que esses pontos perdidos...
E ninguém duvida que a volta dele seria o melhor para todos e para o futebol em geral.
- Para Robinho seria fantástico. Ele sai da reserva de um time mediano, o que chega a ser até motivo de vergonha para um jogador titular da seleção brasileira, e volta para sua casa. Vai jogar com amigos, apoiado por uma torcida apaixonada e perto da mídia. Ou seja, 2 boas atuações seguidas já recuperariam a imagem de craque que ele parece ter perdido ultimamente. O único ponto negativo para Robinho nessa negociação seria a questão financeira. Para jogar no Peixe precisaria de uma redução salarial monstruosa, mas honestamente, se eu fosse o Robinho hoje, jogaria até de graça por 6 meses no Peixe e voltaria muito mais valorizado para a Europa depois da Copa. Deixar de ser convocado para a seleção custaria muito mais caro do que receber menos aqui no Brasil.

- Para o Manchester City seria uma ótima saída. Robinho foi o jogador mais caro de sua história. Mas não está jogando bem, fica constantemente no banco e dizem que é um elemento ruim para o elenco. Sua saída para o Santos pode seguir apenas 2 caminhos. O primeiro e pessimista (e que ninguém deseja) é que Robinho irá jogar mal e dessa maneira sua carreira entraria em queda livre... O segundo (e obviamente o que todos nós torcemos para acontecer) é que Robinho irá arrebentar na Vila, jogar muito, recuperar a alegria e o bom futebol, chegando à Copa do Mundo na sua melhor forma.  Com isso retorna à Europa valorizado. Se o City quiser contar com o jogador, saberá que tem um craque nas mãos. Caso contrário, poderá ganhar muito dinheiro em uma negociação.

- E para o Santos FC e seus torcedores... bom, não preciso nem falar...
VOLTA ROBINHO!!!!!!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Santos x Ponte Preta e Mogi Mirim

Contra a Ponte Preta o torcedor santista levou um susto. Depois de uma grande partida contra o Rio Branco, o Peixe encontrou muitas dificuldades para atacar e não conseguiu furar a boa defesa da Ponte. Neymar e Ganso estiveram mal no jogo. O primeiro tentou, mas se atrapalhou com a bola várias vezes, enquanto o segundo quase não foi visto. Esse é um problema que muito já vinham alertando que poderia acontecer, os dois são excelentes jogadores, mas muito novos, e por isso fica difícil jogar toda a responsabilidade nos pés deles.
Com um gol de costas, sem querer, a Ponte conseguiu o empate e frustrou o torcedor que estava na Vila.
Outro ponto negativo foi a má atuação do gênio Giovanni. Nesse jogo ficou claro que ele ainda está fora de forma e, até por isso, vai ficar 10 dias afastado para trabalhar o físico.

Já contra o Mogi, uma tarde que começou com cara de goleada acabou como tragédia.
O Santos foi absolutamente superior durante toda a partida, Neymar mostrou-se mais maduro nessa partida e chamou a responsabilidade, comandando os ataques do Peixe. Mas com 2 golaços e uma atuação espetacular de seu goleiro, o Mogi conseguiu surpreender e levou a melhor contra o Peixe. Para começo de temporada acho que não chega a ser um resultado preocupante.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Rodrigo Souto

É com muita tristeza que leio a notícia de que o Santos trocará Rodrigo Souto por Arouca.
Nada contra o Arouca, que é um bom jogador e desejo boa sorte agora em nossa casa. Mas Rodrigo Souto é um só... Jogou muito esses anos, estava no time de Zé Roberto quando caímos na semi da Libertadores, e formava um meio-campo espetacular, com Maldonado, Souto, Cléber Santana e Zé Roberto. Foi importante nas 2 últimas campanhas para livrar o Peixe do rebaixamento. É um jogador com ótimo poder de marcação e boa saída de bola. Vai ser difícil conseguirmos outro volante de sua qualidade.
Na minha opinião Rodrigo Souto é, ao lado do Pierre do Palmeiras, o melhor volante em atividade no Brasil.
Mas ele teve que confrontar a nova política da Vila Belmiro, que mostrou ser séria, e não abrirá exceção nem mesmo para o ótimo Rodrigo Souto. Pena que ele não foi para o PSG da França no início do ano... agora irá reforçar o chato São Paulo e provavelmente formará uma boa dupla com o contestado mas eficiente Richarlyson.
Obrigado, Rodrigo Souto, por esses anos honrando a camisa do Peixe.
E fica agora o recado para Fábio Costa...

www.fanaticosantosfc.blogspot.com