domingo, 28 de fevereiro de 2010

Santos x Corinthians

Domingo o Santos jogou contra o pequeno time do Corinthians. E mais uma vez não decepcionou. Neymar até perdeu um pênalti mas logo depois fez um golaço! E outra vez Neymar teve participação importante e deu a assistência para o gol de André. Marquinhos também foi essencial, com o cruzamento no peito de Neymar no primeiro gol e um passe de bico, de esquerda que também achou o peito do craque. 
O acanhado Corinthians reclamou muito da arbitragem, sem nenhum motivo. Pelo contrário, o árbitro ainda favoreceu o fraco time da Marginal ao não expulsar o covarde zagueiro Chicão, que levou um chapéu fora do lance do gênio Neymar e foi para cima agredí-lo. Tudo bem, Neymar poderia levar um cartão amarelo por causa da molecagem em cima do lento zagueiro corinthiano, mas esse só poderia ser expulso no lance.
O que impressionou foi o comportamento do sofrível time do Corinthians. Acharam que era um jogo de Libertadores e corriam para cima do árbitro a cada lance, liderados pelo sofrível Tcheco. Tiveram a ousadia de reclamar da expulsão do lateral direito Moacir, que entrou com extrema violência no lance da expulsão, e recebeu o primeiro amarelo por ter feito faltas seguidas em cima do menino-craque da Vila. E Roberto Carlos, então? Os corinthianos deveriam agradecer por o árbitro ter tirado o ex-jogador de campo. RC3 chegou a tropeçar na bola em alguns lances. Último comentário em relação ao fraco time adversário, o gordo, mas craque, Ronaldo, fez o que se espera dele. Perdeu bolas fáceis por conta de sua lentidão, mas é sempre muito perigoso. Reclamou das "firulas"dos santistas, mas esqueceu que quando não estava obeso era um jogador também muito habilidoso.
Mas fica um lado ruim. O Peixe teve todas as condições para golear, mas quando teve 2 jogadores a mais em campo não soube aproveitar. E quase leva o empate em uma cabeçada do péssimo Tcheco. A equipe santista não pode ter vacilos como esse. Fizemos um grande jogo, mas não podemos esquecer que a partida tem 90 minutos, então o time tem que jogar sério durante todo o tempo.
Individualmente, tivemos o seguinte:
Felipe: Não teve muito trabalho.
Brum: Joga sério. Ficou fácil para ele marcar os ruins Jorge Henrique e Roberto Carlos.
Dracena: Líder, soube reclamar da equipe quando pararam de jogar sério. Ganhou todas pelo alto.
Durval: Foi bem, não deu espaço para os atacantes adversários.
Pará: Adiantou todas as jogadas, mas levou cartão então foi substituído.
Arouca e Wesley: Marcaram bem e sabem sair jogando. Wesley é o motorzinho do time, mas caiu de produção no final quando foi para a lateral.
Marquinhos: Sua melhor atuação pelo Peixe. Belos lançamentos e mostrou raça dentro de campo.
Ganso: Sabe a hora de acelerar e de segurar o jogo. É o cérebro do Peixe, mas precisava chamar mais a bola no final, quando o time precisava de tranquilidade
Neymar: Craque. Acabou mais uma vez com a defesa adversária.
André: Apesar do gol, hoje mostrou desatenção e ficou impedido infantilmente muitas vezes.

Germano: Entrou bem, fez seu papel.
Madson: Entrou mal.
Breitner: Pouco fez, ainda conseguiu levar um amarelo

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Santos x Naviraiense

Não foi suficiente. O peixe conseguiu a vitória por apena 1x0 e, assim, terá de jogar a segunda partida na Vila Belmiro. As condições para o jogo foram muito ruins, o gramado estava péssimo e a equipe do Mato Grosso do Sul jogou com os 11 jogadores atrás do meio-campo.
Neymar sofreu forte marcação e não conseguiu produzir. Foi seu pior jogo no ano. Ganso e Robinho também pouco fizeram, assim como os demais. O único que conseguiu atuar ainda pior do que a média do time foi o lateral direito Maranhão. Em seu primeiro jogo como titular, o ex-atleta do Guarani não jogou nada. Como não acompanhei seu futebol na época do time de Campinas, não posso dizer se ele pode ou não produzir mais. Espero que sim, pois caso contrário, não terá lugar nem no banco de reservas. Mas, como o time está em alta, Maranhão ganha um voto de confiança.
Em relação ao esquema ofensivo, com Arouca e Wesley de volantes, fica difícil fazer qualquer avaliação, já que o Naviraiense atacou poucas vezes. O teste mesmo deve ser feito mais adiante.
Não acredito que esse baixo rendimento possa deixar alguém preocupado. Como disse, as condições para o jogo eram muito ruins, e, infelizmente, não podemos esperar show em todos os jogos. Torço para que nossos craques tenham guardado o show para o jogo de domingo contra nossos históricos fregueses. Esses estão vibrando com a quase certa ausência de Robinho, já que o Rei das Pedaladas jamais perdeu para o timinho da marginal. Mas mesmo sem Robinho, não podemos esquecer que o time ainda conta com Neymar, Ganso, Wesley, André.... Domingo tem tudo para ser mais um grande jogo do Peixe.
Tudo indica que na ausência de Robinho, o Peixe irá utilizar Marquinhos, o autor do único gol do jogo de quinta feira. Eu teria dúvidas entre Marquinhos e a volta de Rodrigo Mancha, mas a confiança no trabalho do Dorival é grande, então o que ele escolher provavelmente será o melhor para o Peixe.
Domingo estarei lá! Inclusive recebi uma ligação com orientações de como buscar meu ingresso no dia do jogo. Tratamento VIP!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ingresso Santos x Corinthians

Como sócio, tive que reservar meu ingresso antecipadamente via internet.
Acho muito correta a decisão da diretoria em fazer esse tipo de controle, pois com certeza o número de sócios que iriam ao jogo seria superior ao de lugares disponíveis na área reservada aos sócios.
Porém a maneira como esse sistema funcionou deixou muito a desejar. É a primeira vez que é implementado, portanto temos que dar uma chance, mas garantia de que realmente funcionou só terei na hora de entrar no estádio...
Por enquanto os sócios tem que fazer a reserva do ingresso pelo site do ingresso fácil (www.ingressofacil.com.br). Mas a venda que deveria ter sido iniciada ontem atrasou. Durante a noite consegui um acesso, mas não pediram número da carteira de sócio e o ingresso estava custando R$80 (para sócios o valor deveria ser de R$40). Com medo de perder a chance de reservar o meu ingresso, optei por comprar mesmo com essas opções estranhas... Obviamente o site estava mal configurado, e logo o link para comprar ingressos para o jogo parou de funcionar novamente.
Acredito que durante a madrugada os erros foram corrigidos e hoje entrei novamente. Dessa vez consegui fazer minha reserva sem grandes dificuldades, e agora sim, pediram o número da minha matrícula e o valor foi de R$40.
Só espero que no fim do mês eu não tenha a ingrata surpresa de descobrir que também cobraram os R$80 da primeira venda que não funcionou. Até tentei ligar nos telefones fornecidos no site, porém sem resposta.
A reserva pela internet é, na minha opinião uma excelente idéia, e talvez devesse ser mantida para todos os jogos na Vila Belmiro. Mas, apesar de eu não conhecer a viabilidade técnica, acredito que seria muito melhor fazer essa reserva no próprio site oficial do Santos FC (www.santosfc.com.br), na área de sócios. Assim não dependeríamos de uma empresa terceirizada e a secretaria do Santos FC certamente seria mais capacitada para resolver eventuais problemas que os sócios enfrentassem. Fica aqui a sugestão...

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Copa do Brasil

Hoje o Santos inicia sua jornada na Copa do Brasil. Conhecido como o caminho mais rápido para a Libertadores, a Copa do Brasil também pode ser considerada o caminho mais rápido para derrubar treinadores e jogadores. Foi o que aconteceu no ano passado, com a vergonhosa eliminação em plena Vila Belmiro para o CSA de Alagoas. Kleber Pereira caiu de vez no desgosto da torcida e Mancini deixou sua demissão pré-assinada.
É claro que jamais esperamos que isso aconteça outra vez, e temos time para ir longe, muito longe na competição. O título só é um sonho distante porque provavelmente teremos que percorrer grandes distâncias (em quilômetros mesmo) para realizar as partidas. Mas se analisarmos as equipes que irão disputar a Copa do Brasil, o Peixe já pode ser considerado franco favorito. Mas cautela é sempre uma boa pedida.
Pela primeira vez teremos a formação que deve ser a titular durante o primeiro semestre: Felipe, Maranhão, Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Ganso; Robinho, Neymar e André.
É uma formação extremamente ofensiva, mas eu, particularmente, sou favorável a esse modo de jogar. Rodrigo Mancha, que curiosamente acabara de sair em uma matéria da UOL como intocável, perde seu lugar para Arouca. O Santos perde um pouco em força e estatura mas ganha em mobilidade. Arouca fez um jogo impecável contra o São Paulo e conquistou nossa confiança. Não tem as mesmas características do Mancha, o que é bom por um lado, já que Arouca é mais veloz e mais técnico, porém tem seu lado ruim, já que Mancha é um jogador que protege mais a defesa e tem bom porte físico. 
Arouca e Wesley farão uma dupla de volantes que hoje em dia pouco se vê no futebol. Dois jogadores com qualidade na saída de bola, sabem chegar bem ao ataque, mas não são marcadores fantásticos (Arouca ainda marca melhor que Wesley). Leves e rápidos. O problema vai ser contra times que usam muito a bola alçada na área.
É bom que os jogadores do Peixe evitem brigas, pois imagino que seja hoje o time mais leve do Brasil.
No papel é um timaço! Se eu, como torcedor, fosse escalar meu time ideal, seria exatamente o mesmo que Dorival deve usar hoje. Espero que dentro de campo seja ainda melhor!

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Santos x Mirassol

Sem Ganso e Neymar, além de um gramado em péssimas condições, o Santos conseguiu mais uma vitória. Suada, sem brilho, mas uma vitória. E continuamos líderes.
Diversos pontos do gramado podiam ser considerados impraticáveis, o que atrapalhou demais as equipes, mas principalmente o leve time da Vila.
Robinho não fez uma grande partida como a última, mas se tornou um jogador mais constante do que era quando saiu. É útil mesmo quando não dá show. Sabe proteger bem a bola e dificilmente erra um passe, além de mobilizar sempre 2 ou até 3 defensores adversários em sua marcação.
A equipe do Mirassol começou a partida de maneira violenta. Uma falta cometida em Robinho perto de 20 minutos do primeiro tempo gerou revolta nos jogadores do Peixe. O jogador do Mirassol chutou o tornozelo do craque depois de ele já ter tocado a bola. Recebeu o amarelo e um dedo na cara de metade do time santista. Além disso apareceu um zagueiro valentão tentando intimidar Robinho, e deve ter ouvido poucas e boas dos santistas. Será que algum zagueiro quer ser lembrado como "o homem que tirou Robinho da Copa"? Acho que não... então não dá para fazer falta desleal. Falta de jogo tudo bem, mas chutar o tornozelo sem bola???
Por sorte o time do Mirassol acalmou e o jogo ficou mais leal no segundo tempo.
O jogo não foi fácil e o Santos não foi muito bem. Recuou demais no final do segundo tempo e correu risco de levar o empate, mas a defesa se mostrou eficiente, apesar de os volantes deixarem muito espaço na entrada da área.

Felipe: Grandes defesas. Será que ainda tem espaço para Fabio Costa?
Brum: Não comprometeu na lateral, mas pareceu um pouco perdido no segundo tempo quando voltou ao meio-campo.
Dracena e Durval: Cada vez mais seguros atuando juntos. Deram conta da pressão que o Santos chegou a levar no final do jogo. Durval teve a infelicidade de desviar a bola no gol do Mirassol.
Pará: Como sempre foi útil, mas não é um jogador que pode decidir um jogo.
Mancha: Não esteve muito bem. Deixou muito espaço para os adversários chutarem de longe, e além disso tomou cartão e não jogará contra o Corinthians. Vamos ver se Brum vai assumir de vez essa posição, mas Mancha vinha fazendo bons jogos.
Wesley: Fez um belo gol e como sempre correu muito. Acredito que tenha sido o melhor em campo, apesar de não ter feito nenhum espetáculo. Como volante jogou melhor do que como meia.
Marquinhos: Pouco fez. Vai perdendo espaço no time. Saiu para a entrada de Maranhão no intervalo.
(Maranhão): Fez sua estréia. Em um campo naquelas condições é difícil avaliar, mas não chamou atenção, nem a favor nem contra. Aguardaremos...
Madson: O baixinho salvou o time com um belo gol de falta. Se movimenta bem, mas não sabe exatamente a hora de soltar a bola.
Germano: Entrou no fim. Deu tempo de deixar o zagueiro do Mirassol desacordado.
Robinho: Como falei acima, não deu show, mas é sempre um jogador muito útil.
(Maikon Leite): No seu retorno mostrou afobação. Vai ter que lutar por um espaço no banco.
André: Vai ganhando moral. Hoje não teve seus principais companheiros, mas manteve seu ótimo posicionamento e cumpriu seu papel de pivô.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Trouxedor"

Como José Roberto Torero disse em seu blog na UOL (http://blogdotorero.blog.uol.com.br), o torcedor foi mal tratado esse domingo no Pacaembu. A história de estarem vendendo meia entrada a preço de inteira é uma vergonha e a diretoria do Santos que vem fazendo um bom trabalho tem como obrigação investigar isso. É um assunto muito sério e não pode passar despercebido.
Felizmente os problemas que enfrentei foram bem menos sérios. Sou Sócio Contribuinte do Santos FC e como não possuo cadeira na Vila Belmiro, tive direito a assistir nas numeradas descobertas, pagando o valor de meia entrada da arquibancada. Ou seja, R$15, um preço justo. Se eu levasse algum acompanhante para entrar junto comigo, pagaria R$ 50, que equivale ao preço de uma entrada inteira para as numeradas. Como levei minha namorada, comprei a meia entrada para numeradas nas bilheterias da Vila Belmiro, pois dessa forma pagamos R$ 25 nesse ingresso. Comprei na Vila, porque quando fui ao Pacaembu sábado pela manhã a fila era quilométrica... Será que não tem como aumentar o número de guichês para venda de ingressos? Ou então, fazer uma venda pela internet que seja mais honesta do que a atual, que cobra taxas abusivas? Por sorte eu ia para Santos no sábado e pude comprar o ingresso sem fila nenhuma.
Mas a parte ruim mesmo ficou por conta das catracas dos sócios... Não sei se levaram apenas uma catraca ou se houve uma pane geral, mas o fato é que a/as catraca/s quebraram e os funcionários tiveram que usar o bom e velho sistema manual: papel e caneta. Dessa maneira, a fila para os sócios, teoricamente indivíduos que o Santos tem um cuidado especial, já que pagam em dia suas mensalidades (se não pagarem não têm direito à entrada), se tornou uma odisséia. Foram 40 minutos de fila, que só não foram piores pois chegamos com uma certa antecedência, então conseguimos entrar poucos minutos antes do início da partida. Dava inveja do pessoal do Tobogã que entrava sem fila alguma.
Uma falha isolada pode acontecer, afinal ninguém é perfeito. Mas a partir de agora a cobrança será maior em cima da diretoria para que não aconteçam mais situações como essa.
Felizmente, G10 estava lá e o Peixe conseguiu uma vitória emocionante.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com

Show na Vila Belmiro

Depois de alguns dias sem escrever, volto após essa magnífica vitória contra o Bragantino.
Foi um espetáculo!
Méritos também para o time de Bragança Paulista que foi valente e não desistiu em nenhum momento.
Gostaria de comentar individualmente as atuações do Peixe?
- Felipe: Fez ótimas defesas, mostrou reflexo e sorte. Não teve culpa nos gols
- Brum: Improvisado na lateral mostrou bom posicionamento. Não foi muito ao ataque, o que talvez seja uma boa opção para um time tão ofensivo como o Santos.
- Dracena: É um grande zagueiro. Foi puxado pelo atacante no pênalti que cometeu, mas poderia não ter puxado de volta...
- Durval: Joga sério. E é assim que tem que ser na zaga.
- Pará: É muito útil para o time. Não é craque, mas sua versatilidade ajuda muito uma equipe.
- Mancha: Vem adquirindo confiança e começa a se firmar em uma posição que a princípio seria ocupada pelo Roberto Brum, mas está difícil tirar Mancha do time.
- Wesley: A cada jogo fico mais fã do futebol desse jogador. Corre o tempo inteiro, é muito habilidoso e aprendeu a recompor o meio-campo. Ainda não pode ser considerado um volante, mas merece uma vaga de titular nesse time.
- Ganso: Organiza todas as jogadas, é um craque. Está mais apagado desde a volta do Robinho, mas nem por isso deixou de jogar muito.
- Neymar: Joga muito!!! Os zagueiros já estão tremendo quando ele pega na bola. Tem passes precisos, movimenta-se bastante e vai para cima todas as bolas. Não marcou, mas jogou demais.
- Robinho: Agora sim podemos dizer que ele voltou. Marcou 2 vezes, sendo o segundo um golaço! Mostrou que quer jogo e pode SIM, ser o melhor jogador da Copa do Mundo, apesar de sempre ser tratado como mascarado pela mídia.
- André: Pouco se fala dele, mas no final de semana mostrou que era essencial para o time e no jogo de ontem voltou a mostrar que é muito importante. Faz a função de pivo muito bem, ajuda na marcação e se sobrar ele põe para dentro. Ontem foram 2, inclusive um com assinatura de matador, girando em cima do zagueiro.

Giovanni, Madson e Zé Love: G10 não precisou salvar o time como no final de semana, então teve atuação discreta. Madson gosta de ir para cima, mas cada vez fica mais evidente que está em um nível inferior aos titulares. Zé Love tem vontade e oportunismo, com isso vem garantindo seu lugar no banco, que está cada vez mais concorrido.

Alguns comentários sobre os dias que não escrevi:
- Contra o São Paulo todo mundo escreveu... Robinho de letra, Neymar na paradinha e Rogério Ceni de joelhos!!!
- Contra o Rio Claro o jogo foi duro, mas com a saída do perdido Germano o time engrenou e fez a alegria de quem estava no Pacaembu.
Eu, por exemplo, estava lá e apesar do primeiro tempo fraco fiquei satisfeito com nosso time... Até por que G10 estava lá para encher os olhos da torcida.
- O José Roberto Torero, em seu blog da UOL escreveu sobre o "Trouxedor" (trouxa + torcedor). Farei um post em relação a esse assunto já que eu também estava no jogo esse domingo de carnaval no Pacaembu.

www.fanaticosantosfc.blogspot.com